Um novo tempo: Japeri completa 100 dias de gestão com conquistas inéditas em diversas áreas

Com grandes desafios nas áreas de infraestrutura, segurança e saúde, Prefeitura celebra chegada de órgãos e parcerias importantes ao desenvolvimento da cidade

Pouco mais de 3 meses após a posse da prefeita Drª. Fernanda Ontiveros, o município de Japeri, localizado na Baixada Fluminense, já respira um clima diferente das décadas passadas. Aos 29 anos de emancipação, a cidade – que sempre enfrentou desafios como a falta de infraestrutura, saneamento básico e segurança – tem experimentado avanços inéditos e promissores para a qualidade de vida há muito devida à população.

Em apenas 100 dias, a gestão municipal firmou convênios e garantiu recursos que trazem esperança de dias melhores para diversas áreas, como, por exemplo, a luta pela vida das mulheres. Inaugurado há cerca de um mês, o Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) chegou ao município para acolher e ajudar mulheres vítimas de violência e/ou em situação de vulnerabilidade social com oferta de atendimento jurídico e psicossocial gratuitos.

Na guerra contra a Covid-19, os primeiros meses de governo foram de muito esforço para conscientizar, testar e atender a população japeriense. Além de inaugurar uma ala exclusiva de tratamento da doença equipada com leitos, monitores cardíacos, respiradores e equipes 24h na Policlínica Itália Franco, a Prefeitura adquiriu mais 7 mil testes rápidos para reforçar o diagnóstico precoce. A gestão também mobilizou cinco unidades de saúde para vacinar a população de forma rápida e eficiente, além de montar uma força-tarefa especial envolvendo órgãos como a Guarda Municipal, Defesa Civil e Secretarias de Governo e Saúde para ações de fiscalização das medidas preventivas de combate à pandemia. Nas ruas todos os dias em diversos turnos, a mobilização entregou mais de 20 mil kits contendo máscaras e álcool em gel durante as ações.

E para assistir mais de 14 mil alunos da rede municipal em tempos de ensino remoto, o compromisso de reverter a merenda escolar em kits alimentícios mensais ajudou a amenizar as dificuldades causadas pela crise. Na assistência social, a gestão reforçou o atendimento à população por meio da contratação de 56 profissionais temporários que passaram a atuar nos órgãos municipais.

Em relação à mobilidade urbana, os destaques dos 100 primeiros dias de gestão incluem o retorno de importantes linhas de ônibus às ruas da cidade, como por exemplo, o itinerário Jaceruba x Engenheiro Pedreira; o início da construção de uma ciclovia no bairro Primavera e a sinalização de vias públicas.

Outra área a receber atenção por parte do governo municipal é a do meio ambiente: graças à chegada do Programa Limpa-Rio à cidade, cerca de 3,5 Km de córregos foram beneficiados com ações de limpeza e desassoreamento. Além disso, o município implantou um sistema de coleta seletiva em parceria com coletores, contribuindo para uma realidade mais sustentável para Japeri.

A iluminação pública também teve seu cenário mudado positivamente. Em três meses de governo foram instalados quase mil pontos de iluminação nos bairros da cidade. Na gestão passada, o mesmo número foi instalado no período de um ano.  Ainda na atuação do Serviço Público, a Prefeitura adquiriu novos maquinários para a manutenção das ruas de diversos bairros.

E mais boas notícias estão previstas para os próximos dias: já no mês de maio, o programa Segurança Presente chegará a Japeri para trazer mais segurança para os cidadãos. Outra novidade é a assinatura do convênio com o DER (Departamento de Estradas e Rodagens),  que visa a realização de serviços de pavimentação e manutenção de diversas vias. Na Assistência Social, mais direitos estarão assegurados com a inauguração dos núcleos de apoio LGBT e de proteção a vítimas de intolerância religiosa, através de recursos do Governo do Estado.

A prefeita Fernanda Ontiveros garantiu que a luta por mais conquistas não vai parar: “Este ano está sendo muito difícil para todos por causa da pandemia e as consequentes quedas de repasses e receitas, mas avançamos bastante. Aqui tem um governo que visa o crescimento da cidade e não vamos desistir. Japeri tem um grande potencial”, destacou a gestora, que foi a primeira mulher da história a ser escolhida para comandar a cidade.