Japeri ganha duas bases do programa Segurança Presente

Além do Centro do município, Engenheiro Pedreira também ganhará reforço policial. São 43 agentes, seis viaturas e nove motos no combate à criminalidade

Os mais de 100 mil japerienses começarão o mês de junho com um bom motivo para comemorar. Um dos municípios que mais sofre com a violência na Região Metropolitana, Japeri  ganhará duas bases do programa Segurança Presente, do Governo do Estado. A cerimônia de lançamento será realizada no espaço em frente à sede da Prefeitura, na próxima terça (1), a partir das 10h.

Na cerimônia de lançamento da 33ª base do programa em todo o estado, estarão presentes o Governador Cláudio Castro, o presidente da Alerj, André Ceciliano, o secretário de Estado de Governo, Rodrigo Bacellar, e a prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, entre outras personalidades políticas municipais e do Estado.  Por causa das leis sanitárias de combate à covid-19, a solenidade não será aberta ao público, contando somente com convidados e imprensa. Entretanto, a população poderá acompanhar as atividades através das redes sociais da Prefeitura de Japeri: www.facebook.com/prefeituradejaperi.

A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, destacou a importância da implantação das bases no município e agradeceu a parceria do Governo do Estado: “Historicamente, sofremos muito com a falta de segurança. Isso acarreta muitos problemas para o município. Além da perda econômica da vítima, perdemos com o medo dos grandes empresários trazerem suas indústrias, comércios e galpões logísticos. Isso gera desemprego e pouca receita. Nos primeiros dias em que assumi a gestão pedi ajuda para resolvermos este problema e, felizmente, estamos realizando um sonho. Sou grata ao governador Cláudio Castro e ao Deputado André Ceciliano por toda luta”, destacou.

Para reforçar a segurança nos dois grandes centros comerciais do município, o programa irá implantar bases no centro de Japeri e em Engenheiro Pedreira. No total, a cidade terá 43 agentes, 6 viaturas e 10 motocicletas em ação no combate à violência. Os policiais estarão em atividade de segunda a domingo, das 8h às 20h. O efetivo, composto por policiais militares e guardas municipais, vai patrulhar as regiões prioritariamente no centro comercial e nas áreas turísticas da cidade.

Altos índices de crimes de rua em Japeri em 2020

Já o Secretário Municipal de Segurança e Transportes, Jorge Dantas, falou sobre a cobertura que o programa traz para ações da Polícia Militar em outras localidades: “Apesar do Segurança Presente não ser de confronto, a implantação das bases em Japeri e Engenheiro Pedreira proporciona aos agentes do 24° BPM possibilidade de agir de forma mais constante nos bairros mais afastados e/ou deflagrados pelo tráfico. Nossa expectativa é a melhor possível para a segurança pública”, frisou.

Os crimes de rua estiveram em alta no município. De acordo o ISP-RJ (Índice de Segurança Pública), só em 2020, foram registrados 563 boletins de ocorrência por algum tipo de roubo ou furto na 63 DP (Japeri), média de quase 47 pessoas roubadas ou furtadas por mês. Ainda de acordo com as estatísticas divulgadas pela Secretaria de Segurança do Estado, no ano passado, 52 munícipes tiveram seus celulares roubados ou furtados e 15 estabelecimentos comerciais foram assaltados.