Japeri inaugura o primeiro Núcleo de Educação Ambiental

Novo equipamento público contará com ações e projetos para o cuidado e preservação do meio ambiente

A cidade de Japeri deu mais um passo importante no cuidado e preservação do meio ambiente. Isso porque, a Prefeitura, através da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, inaugurou nesta segunda-feira (12) o Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê. O equipamento, que fica localizado no bairro Santa Inês, funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

O novo espaço promoverá ações socioambientais no município, além de servir como ponto de referência para a transmissão de conhecimentos e destinado à prática de atividades direcionadas à população local a fim de conservar e melhorar a qualidade do meio ambiente, estimulando e promovendo a educação ambiental.

A programação de inauguração contou com diversas atividades, entre elas a apresentação cultural da ‘Escola de Possibilidades Sonoras Regina Café’, tendas com materiais recicláveis através do Fórum de Economia Solidária.  Além disso, diversas mudas de plantas nativas da Mata Atlântica foram doadas pela Cedae.

Durante a cerimônia de inauguração, estiveram presentes diversas autoridades como a subsecretária de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Asti; a prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros; o vice-prefeito, Carlos Januário, e os vereadores Walter Trajano, Professor Josimar, Renan Schiavo, Rogerinho da RR eThiago Careca. Os representantes da Urupá Mineração, Cedae e MRS Logística também prestigiaram o evento.

A prefeita de Japeri, Drª Fernanda Ontiveros, destacou a importância do equipamento para a cidade. “É um prazer entregar mais um espaço público que irá beneficiar a nossa população. Entendemos assim que a responsabilidade com o meio ambiente e com a qualidade de vida é imediata e pede ações transformadoras por parte de todos. Parabéns a todos”, enalteceu a gestora.

Emocionada com a inauguração do núcleo, a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, destacou o papel da educação ambiental na cidade. “A Educação Ambiental é uma forma de refletirmos sobre a nossa realidade e fortalecer práticas de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente. O núcleo é um espaço plural e para todos os japerienses. Meus agradecimentos a Urupá por acreditar neste projeto”, disse a gestora.

EDUCAR PARA TRANSFORMAR O MEIO AMBIENTE

O Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê é uma parceria entre a Prefeitura de Japeri e a Urupá Minerações. No espaço, serão realizadas atividades como ações de educação ambiental junto aos alunos da rede municipal de ensino através de palestras, atividades lúdicas, sensibilização para conscientização ambiental e ações de reciclagem. Essas atividades serão abertas ao público com agendamento prévio na unidade. No local terão profissionais como educadores ambientais, gestores e engenheiros disponíveis à população.

Texto: André Uchôa

Fotos: Felipe Bragança