Prefeitura de Japeri adotará o sistema híbrido de ensino a partir desta segunda (25)

Mesmo com a nova modalidade, os kits complementares de alimentação estarão mantidos. A entrega referente ao mês de outubro começa nesta sexta-feira (22)

A partir desta segunda-feira (25), as aulas da rede municipal de ensino de Japeri passarão a ser no sistema híbrido para os mais de 14 mil alunos das 30 escolas e quatro creches da cidade. O retorno será de forma escalonada, ou seja, um grupo estudará de forma  presencial e o outro de forma remota. Os pais ou responsáveis legais dos estudantes precisarão assinar o termo de autorização para que eles retornem às salas, podendo ainda optar também em permanecer no ensino à distância.

Entre as medidas de segurança adotadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contra a covid-19 estão o uso obrigatório de máscara, carteiras demarcadas com distanciamento e recipientes com álcool em gel nos corredores. Além disso, não será permitido o compartilhamento de itens pessoais entre os alunos.

“Esse avanço na modalidade de ensino só foi possível graças ao aumento na imunização contra a covid-19 em nossa cidade. Pedimos a todos os pais e responsáveis que colaborem com as medidas de segurança, enviando os alunos para a escola com máscara de proteção e seus objetos pessoais, além de comunicar a direção caso o estudante apresente algum sintoma da doença”, concluiu a prefeita, Drª Fernanda Ontiveros.

De acordo com a secretária da pasta, Professora Caroline Ontiveros, foi necessária a elaboração de um plano de retomada às aulas com adoção de medidas sanitárias para que os alunos voltassem com segurança. “Pensamos em toda a área pedagógica e psicossocial dos estudantes, pois queremos um retorno seguro e produtivo. Entendemos a importância do ensino presencial e estávamos ansiosos para essa nova etapa. Esperamos conseguir ser 100% presencialmente o mais rapidamente possível”, afirmou a educadora.

Entenda como ficará o Kit Complementar de Alimentação

Apesar da nova modalidade (sistema híbrido) das aulas da rede municipal, a entrega dos kits complementares de alimentação será mantida na cidade. Nesta sexta-feira (22), a prefeitura começará a entregar os kits referentes ao mês de outubro, das 8h às 14h.

A distribuição, que acontecerá até a próxima semana, começará pelas escolas municipais Vereador Dário Lins, Antônio Groppo, Profª Celita Rodrigues e Santos Dumont e a Creche Infantil São Jorge. Já o calendário referente à entrega do mês de junho será divulgado, em breve, pela prefeitura.

Para retirar os alimentos, os pais ou responsáveis legais precisam levar um documento de identificação com foto e estar utilizando máscara de proteção facial. Vale ressaltar que o complemento alimentar é entregue por aluno, ou seja, se uma família tiver dois filhos matriculados na rede municipal de ensino, receberá dois kits.

Texto: Aline Lopes / Fotos: Igor Lima