Japeri será beneficiada com o Programa Sanear Guandu

Iniciativa do Governo do Estado vai impedir que o esgoto seja despejado no Rio Guandu

A cidade de Japeri, na Baixada Fluminense, será beneficiada com o Programa Sanear Guandu, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, nesta quarta-feira (15). A ideia é impedir que cerca de 10 milhões de litros de esgoto por dia sejam despejados em rios que drenam o Guandu e nele próprio. 

O conjunto de obras de esgotamento sanitário tem previsão para iniciar no primeiro bimestre de 2022, com um investimento de aproximadamente R$56 milhões. Durante o evento, a secretária municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, e o secretário municipal de Agricultura e Pesca, José Maurício, receberam o Projeto Executivo do programa. 

Fotos: George Baptista

A iniciativa é voltada para as cidades que formam a bacia do Guandu, incluindo Japeri. O governo estadual realizou um estudo para identificar as necessidades de esgotamento sanitário e a partir disso foram elaborados projetos básicos para os municípios.  

Para a secretária municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, o programa vai trazer mais qualidade de vida à população. “Essa iniciativa, que foi feita em conjunto com a prefeitura, vai elevar o bem-estar e, principalmente, melhorar a saúde das pessoas. O Guandu oferece água para milhões de pessoas, portanto temos que cuidar da qualidade dessa água e evitar o despejo do esgoto nos rios”, disse a gestora.

Todo o programa visa melhorar a qualidade e a disponibilidade hídrica da população abastecida pela ETA Guandu. No evento de lançamento foram apresentados os dois consórcios de empresas, Novo Guandu e Sanear Rural, que vão realizar as obras no município.

Texto: André Uchôa / Fotos: George Baptista

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*