Noticiado em: 17/05/2013
Sonho da casa própria chega a Japeri

A esperança de realizar o sonho da casa própria encheu de emoção os moradores de Japeri.  A prefeitura realizou nesta sexta-feira (17/05) sorteio de casas populares para pessoas cadastradas no programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. A iniciativa é inédita no município. Os moradores da cidade, que foram cadastrados para o programa pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), lotaram a quadra de esportes do bairro Marabá para assistir ao vivo o sorteio das casas. A cerimônia contou com a presença do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, e de diversas autoridades do município.

O sorteio foi para 436 casas populares do primeiro conjunto habitacional da cidade. Construído no bairro Chacrinha, numa área de cerca de 73 mil metros quadrados, o loteamento recebeu o nome de Terra Brasil.

Antes do sorteio o prefeito Timor falou dos investimentos na área de habitação. “Estas são as primeiras unidades. Estamos com projetos para mais casas populares em outros bairros. Conheço de perto a importância de se conquistar a casa própria, e este sonho queremos realizar para mais moradores”, destacou Timor.

O prefeito tambem citou outros projetos para a cidade. “Já estamos trabalhando para trazer a nossa UPA 24h, a clínica da família e uma unidade exclusiva para os idosos. Em breve vamos ter nosso viaduto sobre a linha férrea de Engenheiro Pedreira, e vamos continuarcom o asfaltamento de ruas. Também temos projetos para implantação de uma Vila Olímpica, de um terminal rodoviário em Japeri e Engenheiro Pedreira e também de cinema, teatro, entre outros. Japeri vai continuar crescendo”, completou Timor.

O sorteio foi dividido em três etapas. O primeiro envelope a ser colocado na urna de vidro foi o das pessoas cadastradas como deficientes.  O segundo foi para os idosos. Já o terceiro foi com os nomes de todas as pessoas que se enquadravam nas exigências da Caixa Econômica Federal, além de moradores de áreas de risco e os excedentes dos sorteios de deficientes e idosos.

A dona de Casa Maria Aparecida Nascimento da Silva não se conteve de emoção quando seu nome foi o primeiro a ser retirado da urna pelo prefeito Timor. “Graças a Deus vou sair do aluguel. Pago R$ 360 em uma casinha no bairro Nova Belém, moro sozinha, e as despesas já não estavam dando para pagar”, declarou Maria.

Luiz Carlos Nogueira  levou a esposa e seus dois filhos para assistirem a realização de seu sonho. A família foi a segunda a ser sorteada. “Já passamos por muito sufoco por falta de casa. Viemos de São Paulo há 1 ano, não conseguimos pagar o aluguel e perdemos a casa. Estávamos morando de favor nos fundos de uma igreja evangélica. Estava orando por esta vitória”, completou Luiz.

Outra que se emocionou muito ao ser sorteada foi a dona de casa Maria Aparecida Fernandes. Mesmo com dificuldades para se locomover, ela fez questão de ir pessoalmente ao sorteio. “Moro com meus três filhos e mais três netos em uma casa alugada. Esta casa vai ajudar a família toda”, lembrou Aparecida.

Mais de mil pessoas concorreram

Os criterios para participar do cadastro para o programa Minha Casa, Minha Vida em Japeri foram estabelecidos pela Caixa Econômica Federal. Mais de mil pessoas foram inscritas. No total foram sorteados 567 nomes, sendo 131 para cadastro de reserva da Caixa.

A cerimônia do sorteio contou com a presença do vice-prefeito Oswaldo Henrique Gonçalves, o Guigo, dos secretários Denis Macedo (Urbanismo e Habitação), Fernando Bezerra (Planejamento) e Fábio Sales (Assistência Social e Trabalho), além dos vereadores Marcos Arruda, vice-presidente da Comissão de Habitação da Câmara, Alvaro Carvalho, líder do governo na Câmara e membro da Comissão de Habitação, Rei, Kerly Gustavo e Jonas Cruz.

Também marcaram presença os secretários municipais Antônio Marcos Aguiar (Defesa Civil), Odilon Campinas (Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio), Michele Oliveira (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Elson Passos (Comunicação e Projetos Especiais), Mário Belisário (Assuntos Institucionais), Roberta Bailune (Educação), Marcio Rodrigues (Cultura), José Alves do Espírito Santo, o Zé Ademar (Agricultura e Pesca), Marcos Almeida (Administração), Mirtiça Freitas (Executiva de Governo), além Rosilene Ribeiro, presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Japeri (PREVI-Jap).

Mais casas em breve

O município de Japeri já tem projetos para mais casas populares.  Em parceria com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), serão construídas 101 casas populares no bairro Delamare. As obras para construção de drenagem e pavimentação nas ruas do entorno das casas populares já começaram. As unidades são para relocação de moradores de área de risco dos bairros Alecrim e Delamare. O levantamento das famílias já foi realizado, mas deverá ser atualizado até o término das obras. Das 101 unidades, cinco são adaptadas para pessoas com deficiência. As casas terão 1 pavimento, com quarto, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

A prefeitura também já aprovou projeto para construção de 3.888 unidades no município, através do programa Minha Casa, Minha Vida. O projeto está em fase de análise pelo Governo Federal. As unidades serão construídas no bairro Chacrinha, ao lado do loteamento Terra Brasil.