Ouvidoria de Japeri, o cidadão com vez e voz

Inaugurado há um mês, o setor tem o objetivo de  escutar a população e melhorar a 

qualidade dos serviços públicos

Há um mês em funcionamento, o serviço de Ouvidoria da Prefeitura de Japeri exerce um papel fundamental no desenvolvimento da gestão municipal. Desde a inauguração, (15/05), o setor acolhe o cidadão japeriense realizando uma escuta especializada. Já foram mais de 100 atendimentos desde o início das atividades.

Segundo a ouvidora do município, Rhayssa Barbosa, não é possível melhorar um serviço sem ouvir quem é atendido por ele. “Aqui, a orientação da Prefeita Fernanda Ontiveros é para termos uma escuta atenta e acolhedora”, disse.

Para ela, o serviço de ouvidoria da cidade de Japeri está muito além de uma mera prestação de serviço de escuta de elogios, críticas e sugestões. “É a voz do cidadão que vai delinear o acerto de condutas em serviços já prestados, o repasse de elogios feitos aos equipamentos para que os profissionais tenham o devido reconhecimento informado pela população e ainda, as providências sobre ações que precisam ser criadas para atender o munícipe”, disse a ouvidora.

No início do serviço de ouvidoria, a prefeita declarou que a gestão municipal viveu um primeiro momento de realizar um diagnóstico da cidade para enfrentar com ações emergenciais a pandemia de Covid-19, em virtude de ter iniciado a administração pública no momento em que o mundo inteiro passava por esse mal.

A gestora relata que esse ano a prefeitura vem realizando a entrega de um grande número de serviços a população. “Fizemos tudo isso porque ouvimos o nosso povo e agimos para suprir suas necessidades. Com o serviço de ouvidoria, o cidadão de Japeri tem garantido seu lugar de fala. O nosso governo quer essa gestão participativa e para isso abrimos acesso para dar vez e voz ao cidadão”, completa.

A ouvidoria pública é um instrumento pelo qual se estabelece a comunicação social e através dela o cidadão se manifesta. Com os dados gerados pelas manifestações é possível o desenvolvimento de indicadores que demonstrem o grau de satisfação com os serviços públicos. A Pasta da Saúde possui ouvidoria própria, mas interligada com a ouvidoria geral do município.

O cidadão japeriense pode entrar em contato com a ouvidoria através do site

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*