Noticiado em: 14/11/2017
JAPERI DISCUTE PROGRAMA PARA O ALEITAMENTO MATERNO
Representantes dos municípios de Japeri, Nova Iguaçu e São João de Meriti se reuniram nesta terça-feira (14) na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP) para discutir o incentivo ao aleitamento materno.
O encontro contou ainda com a participação do secretário de Saúde de Japeri, Charles Gonçalves; da psicóloga Silvana Amaro, e da coordenadora do Polo de Amamentação da Região Metropolitana I (Baixada Fluminense), Patrícia Lima, também professora de Enfermagem da UERJ.
A proposta é trabalhar na capacitação e qualificação dos agentes (corpo técnico) envolvidos com o programa, objetivando reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno na região.
“A gente veio discutir os projetos de cada município, para depois fazer avaliação do trabalho que está sendo feito em cada região”, explicou Patrícia Lima, para quem o aleitamento materno na Baixada Fluminense ainda é muito baixo. Ela cita como um dos motivos o bombardeio do marketing das grandes indústrias da alimentação.
Para a psicóloga Silvana Amaro, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno de Japeri, o objetivo do encontro é ressaltar também a importância da amamentação exclusiva, pelo menos durante os seis primeiros meses de vida do bebê.
O leite materno, segundo Patrícia Lima, possui anticorpos que previnem doenças respiratórias, diarreica e metabólicas, como o diabetes e o colesterol; pneumonia e alergias alimentares, entre outros problemas.