Noticiado em: 09/10/2017
JAPERI ELEGE COM FESTA E GLAMOUR A MUSA DA PRIMAVERA DA MELHOR IDADE

O público da Terceira Idade de Japeri teve uma tarde de muita festa e glamour, neste sábado (7), com hits dos anos 70 e 80, ao som da banda Tropical Rio, para comemorar o encerramento da semana alusiva ao Dia Nacional do idoso.

O evento, realizado na Academia da Saúde, em Engenheiro Pedreira, reuniu centenas de idosos e familiares. O ponto alto da festa foi o “1º Desfile da Primavera da Melhor Idade 2017”, que reuniu 25 candidatas esbanjando charme e simpatia, além da escolha de Penha Ferreira como a Madrinha da Melhor Idade.

Pela passarela desfilaram Angela Maria Canedo Veríssimo, Ana Isabel da Silva, Alaíde Gomes da Silva, Cláudia Rocha, Cleusa Rosa de Oliveira, Conceição da Silva Bernardo Serra, Fátima Bernardo de Oliveira, Jaci Neves de Oliveira, Josefina Santana Silva, Josélia Lopes Paixão, Laurides da Rocha Chequini, Léa Resende Rangel.

Passaram ainda, Magnólia Victor Marques, Margarida Gomes Guimarães, Maria da Glória Silva Bezerra, Maria da Silva Limia, Maria do Carmo e Oliveira Andrade, Maria Nilza Boa Esperança, Maria Rita Cordeiro Pereira, Maria de Souza Mesquita Lima, Mauricéa dos Santos Sampaio de Melo, Nadir de Lima Teixeira, Ozair Bento de Souza Rocha, Rita de Cássia Pereira da Silva, Salvadora da Hora de Souza e Solange Brandão Pinheiro.

Já o desfile masculino envolveu Arielson Teixeira da Silva, o Teixeirinha; Aderaldo de Holanda Rocha, o ADD e Carlos Alberto de Souza Lima, o Da Vila, que deram um show à parte com muita dança e simpatia diante do público.

A encadernadora Josefina Santana Silva, a Zefa, de 75 anos, foi eleita pelo corpo de jurado “Musa da Primavera da Melhor Idade 2017”.  O título de Missa Simpatia ficou com a aposentada Maria do Carmo Oliveira de Andrade, a Carminha, de 65 anos.

PISCINA PARA OS IDOSOS

O prefeito Carlos Moraes, que chegou ao evento acompanhado do deputado federal Simão Sessim, do secretário municipal de Saúde, Charles Gonçalves; e do vereador Clésio Pedrosa Soares, fez um rápido balanço dos dez meses de governo e anunciou a construção, em 2018, de uma piscina para os idosos na Academia da Saúde.

Moraes disse ainda que 2018 deverá ser um ano promissor para a cidade, por conta do aumento no repasse dos royalties. Japeri é uma das cidades brasileiras que possui “City Gate” (Estação de Transferência de Gás).

“O governo está avançando, caminhando com firmeza e austeridade para transformar Japeri numa cidade que dignifique os seus cidadãos”, afirmou.

Simão Sessim anunciou, por sua vez, a aprovação no Congresso Nacional e a sanção pelo presidente Michel Temer, da Lei 13.466, de 12 julho de 2017, que altera alguns artigos do Estatuto do Idoso, estabelecendo prioridade especial em atendimento de saúde - exceto em emergência -, e em processos judiciais, às pessoas maiores de 80 anos.

Coordenador do projeto, Carlos Alberto Xavier Loroza, o Pelé, enfatizou que o Dia Nacional do Idoso é uma data muito importante, porque marca a criação do Estatuto do Idoso. “É um grande avanço termos uma lei que protege as pessoas da Terceira idade, garantindo-lhes direitos e conscientizando as famílias e a sociedade no sentido de dedicar mais atenção afetiva e social aos idosos”, observou.

A Academia da Saúde, subordinada à Secretaria Municipal de Saúde, faz atendimento diário para 700 idosos, com atividades de ginástica, zumba, dança de salão, taichichuan, aula de voz, violão e artesanato, além de assistência médica com psicólogo e clìnica geral.

Para a coordenadora Ana Paula Durval, a Academia da Saúde tem como objetivo atender as normas propostas pela política nacional para o idoso em sua integralidade, proporcionando qualidade de vida às pessoas que já chegaram à Terceira Idade.