Noticiado em: 08/02/2017
JAPERI PARTICIPA DE EVENTO PARA GESTORES DE SAÚDE

Gestores da área da saúde de diferentes municípios se reuniram na segunda (05).  O encontro, que aconteceu na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense - CISBAF,
 contou com a presença de várias autoridades entre elas o secretário estadual de Saúde Luiz Antônio Teixeira Junior e o secretário de Saúde de Japeri Charles Gonçalves. O evento foi um acolhimento aos gestores municipais que terão a responsabilidade de garantir direito à saúde nas cidades. A programação foi bem diversificada. Entre os temas abordados o maior destaque foi para as responsabilidades do cargo.

No dia 19 de janeiro aconteceu um encontro para todos os gestores do Estado. Agora, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems RJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), está promovendo reuniões menores por região.

“Preparamos uma programação bem diversificada e com as características da região. É importante que os gestores conheçam bem suas responsabilidades. Muitos estão assumindo o cargo pela primeira vez”, destacou Luiz Antônio. O secretário ainda falou sobre um desafio que as cidades da Baixada precisam enfrentar. “Atualmente, um dos nossos maiores desafios é fazer com que o atendimento de urgência e emergência funcione em cada cidade. Coloco a SES à disposição dos municípios e que possamos, juntos, resolver este problema tão grave”.

Durante a programação os gestores também receberam material com informações importantes para cada cidade. “A parceria com a secretaria estadual, a união dos municípios e a colaboração do Cosems e do Cisbaf são muito importantes, principalmente, para os municípios que não conseguiram fazer transição de governo”, acrescentou Charles Gonçalves.

A importância das reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e das Comissões Intergestores Regionais (CIR) foi um dos temas abordados pela presidente do Cosems –RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha. Os gestores ainda assistiram palestras sobre o panorama da região, a regionalização no estado do Rio, o projeto Apoiadores – Cosems,  o desafio do enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, e as iniciativas para dar assistência às famílias com crianças com microcefalia.