carregando
Carregando...
Noticiado em: 29/11/2017
PREFEITURA DE JAPERI ABRE INSCRIÇÕES PARA O CADASTRO DE NOVOS ARTESÃOS
A Prefeitura de Japeri abre na segunda-feira (4) mais uma etapa de inscrições para o cadastro novos artesãos do município no Programa de Artesanato do Estado. O projeto reconhece a arte como atividade econômica e foca ações voltadas para a geração de emprego e renda.
O anuncio foi feito na manhã desta quarta-feira (28) pelo prefeito Carlos Moraes. Ele participou, na Academia do Idoso, da solenidade de entrega de 27 Carteiras Nacionais do Artesão e da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica.
O documento permite a qualificação, capacitação e divulgação do trabalho dos profissionais, que também terão acesso a microcrédito e comercialização de seus produtos, inclusive em feiras e eventos.
Carlos Moraes lembrou que tentou implantar o mesmo projeto durante o seu primeiro governo, em 1993, e que construiu, inclusive o Shopping do Artesão, com 44 lojas onde hoje funciona o Centro da Cidadania. “Lamentavelmente, não apareceu nem sequer um artesão para assumir o local”, contou.
“Agora, finalmente, nossos artesãos serão reconhecidos pelo Estado. Com isso, poderão trabalhar e gerar renda”, festejou o prefeito, que estava acompanhado dos secretários municipais, Marcos Arruda, da Cultura; Charles Gonçalves, de Saúde, e José Célio de Araújo, o Celinho, de Esporte, Turismo e Lazer.
Subsecretária estadual adjunta de Turismo e coordenadora do Programa, Nea Mariozz disse que com a entrega das Carteiras, os artesãos japerienses já poderão expor seus trabalhos gratuitamente para gerar renda, dentro e fora do Estado, inclusive em feiras nacionais que acontecem em São Paulo, Brasília e Espírito Santo.
“Em maio do ano que vem, todos já podem participam da primeira feira nacional e terão até descontos, a preço de atacado, para comprar produtos e confeccionar seus trabalhos. Agora, temos que capacitá-los e profissionalizá-los. Vamos colocar os artesãos de Japeri para expor e vender seu artesanato nas portarias de grandes hotéis do Rio de Janeiro”, anunciou.
O primeiro evento público dos novos artesãos será durante a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, dia 13 de dezembro, no Paço Municipal, onde vão poder expor e comercializar suas obras de arte.
Marilza Faria da Silva, de 40 anos, moradora no bairro Citrópolis, em Engenheiro Pedreira, não escondeu a emoção ao receber a Carteira Nacional do Artesão das mãos do secretário Celinho.
“Trabalho na feira, com artesanato, aos domingos. Mas quero expandir o meu trabalho de decoupagem nas garrafas e porta-retratos com pérolas”, disse a artesã. Para Solange Rocha, professora de pintura em tecido e crochê da Academia do Idoso, a capacitação vai permitir aos artesãos dobrar a renda mensal. “Só estava faltando isso (a Carteira Nacional) para alavancarmos o nosso trabalho”, observou.
A Carteira Nacional do Artesão é um documento emitido gratuitamente, após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Para confirmação do registro, o artista se submete ainda a uma prova de habilidades técnicas junto a Coordenação Estadual de Artesanato.
Versão para impressão
Prefeitura Municipal de Japeri
Mensagem
Ok
Prefeitura Municipal de Japeri
Mensagem
Ok