Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho realiza plantão no sábado para atender as pessoas que foram afetadas pelas chuvas

Diversos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) funcionaram das 9h às 17h 

Neste sábado (20/01), o Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), realizou um plantão de atendimento às pessoas que foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o município de Japeri.

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Nova Belém, do Alecrim e do Centro de Japeri, além do setor de Cadastro Único localizado na sede da Semast, funcionaram das 9h às 17h e a população teve acesso a diversos serviços, como a atualização do Cadastro Único. As equipes da Prefeitura também visitaram inúmeros bairros, como Marajoara e Lagoa do Sapo, e distribuíram kits de limpeza, kits de higiene e garrafas de água.  

A secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Ana Paula, destacou a importância da mobilização para os cidadãos de Japeri. “Desde o primeiro momento em que a cidade teve um volume de chuvas fora do normal, começamos a traçar as estratégias de atendimento da população. E desde então, nossas equipes estão nas ruas e nos equipamentos com incansáveis esforços para identificar e mapear as áreas afetadas. Mas vimos que precisávamos de um esforço ainda maior e abrimos os Cras para que as pessoas possam acessar os nossos serviços e terem suas necessidades atendidas”, disse a gestora. 

Para a assistente social, Daniele Leite, o estado do Rio de Janeiro está enfrentando um momento difícil em virtude das fortes chuvas. Para ela, o funcionamento dos Cras em um sábado é uma medida fundamental para a população. “Queremos alcançar o maior número possível de pessoas. Muitos cidadãos trabalham durante a semana, então a abertura dos CRAS no sábado é imprescindível. Quatro pólos estiveram abertos à população e todas as orientações necessárias foram dadas aos cidadãos”, apontou. 

CIDADÃOS APROVAM INICIATIVA 

A japeriense Denise Barbosa é moradora do bairro Marajoara. Ela aproveitou a programação especial do setor de Cadastro Único para atualizar os seus registros. “Fiquei muito contente quando avisaram que os Cras e esse setor estariam abertos no sábado. Sabemos que o Estado está passando por um momento difícil, então esse apoio da Prefeitura é fundamental para a população. Fui atendida rapidamente e resolvi tudo o que tinha para resolver”, elogiou. 

A dona de casa, Rosângela Carlos, mora no bairro Lagoa do Sapo. A cidadã abriu a porta de sua casa para receber o auxílio da Prefeitura. “Esses kits de limpeza e de higiene vão ajudar muitas pessoas. A chuva trouxe muita sujeira. Os engradados de água também são muito bem-vindos”, enalteceu.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*