Sábado com cuidado e informação no Outubro da UBS Alecrim

A ação alcançou as usuárias que não conseguem acessar o serviço durante a semana

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou neste sábado, (20), das 9h às 13h, o Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde do Alecrim. A ação da Atenção Primária faz parte do cronograma de intensificação das ações de prevenção e promoção da conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. 

“Estamos buscando alcançar as usuárias que durante a semana não conseguem acessar os serviços. Por isso o sábado foi pensado para atender a essas mulheres”, disse a subsecretária de Atenção Básica, Carolina Bernardo.

“A equipe planejou tudo com todo o carinho. E não é só informação, é cuidado, acolhimento e atendimento humanizado”, disse Ruth Valentin, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Paismca), que prestigiou o evento. 

Segundo a enfermeira, Wania Tavares, a ação realizada neste sábado, foi para que as usuárias que não conseguem acessar os serviços nos dias de semana possam se sentir acolhidas pelo equipamento. “Somos três equipes, Alecrim, São Jorge e Primavera, nos unimos neste dia para trazer uma manhã cheia de informação, cuidados em saúde e carinho para todas as usuárias”, disse ao lado dos colegas, Brenda da Silva e Pedro Henrique, que também são enfermeiros na unidade.  

A manhã na UBS Alecrim teve ainda, teste rápido de Sífilis, HIV e hepatites B e C, verificação de pressão e glicemia; coleta de preventivo, roda de conversa, vacinação e sorteio de brindes. 

Ruth Valentin do Paismca com os enfermeiros Pedro Henrique, Brenda Silva e Wania Tavares

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*