Sábado, (13), é Dia ‘D’ Vacinação contra Influenza

A ação que vai proteger a população da gripe, acontece das 8h às 12h, nos dois Centros de Especialidades, 

em Engenheiro Pedreira e Japeri

Quando ela chega afeta o corpo com sintomas de febre, calafrios, dor de cabeça e garganta; além de tosse, coriza e distúrbios olfativos e de paladar. Chamada popularmente de gripe, o vírus da Influenza tem um período de incubação de um a quatro dias e vem sendo um dos maiores motivos de afastamento das pessoas do trabalho, escola e outras atividades.  Para prevenir a doença a Prefeitura de Japeri, realiza no próximo sábado, (13), de 8h às 12h, o Dia ‘D’ contra a Influenza.

 A ação vai acontecer nos dois Centros Municipais de Especialidades, em Engenheiro Pedreira e Japeri e vai atender ao grupo prioritário de crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes, puérperas, professores, trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades; trabalhadores das forças armadas, de segurança e salvamento; pessoas em situação de rua; caminhoneiros; e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Amaro Neto, a adesão da população nessa campanha é importante para prevenir o vírus que costuma ter grande incidência no outono e no inverno. “Esse é o período de maior incidência de gripe, o aumento dos casos acontece geralmente a partir do mês de abril e tira as pessoas de suas atividades do dia a dia por ter sintomas que necessitam de repouso na recuperação. Neste sábado vamos concentrar nos dois Centros de Especialidades, mas a população pode acessar o serviço de imunização durante a semana nas Unidades Básicas de Saúde e se proteger”, disse o gestor.

Para a vacinação, será necessário apresentar documento com CPF/cartão do Sus, identidade e caderneta de vacinação.  A vacina é atualizada anualmente, para que a imunização da população contra os principais vírus que circulam no país seja eficaz.

Vacinação teve início em março

A cidade de Japeri, iniciou a vacinação contra Influenza, (25/3), quando recebeu um total de 12 mil doses disponibilizadas em todas as unidades básicas de saúde e nos dois Centros Municipais de Especialidades.

De acordo com o coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Jonathan Cunha, até o momento foram aplicadas 831 doses. ‘’É importante que a população se proteja e consequentemente proteja os outros. A vacina contra influenza não só defende a saúde individual, mas também contribui para a saúde coletiva, reduzindo a propagação do vírus e salvando vidas. Meu pedido é para que a população não espere, vacine-se agora e ajude a construir comunidades mais saudáveis”, disse.

A vacinação também acontece nas ações de Mobilização da Saúde, no Programa Saúde na Escola, em eventos nas praças dos bairros da cidade e em instituições religiosas.

Foto: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*