Serviços e cuidados para as mulheres japerienses no Outubro Rosa do Centro Municipal de Especialidades

A ação também antecipou as ações voltadas para os homens que aconteceriam somente em novembro

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está com uma programação voltada para a intensificação das ações de prevenção e promoção da conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. A ocasião que é reconhecida mundialmente como Outubro Rosa, teve sua abertura na cidade no último dia, (3), e realizou nesta terça-feira, (10), no Centro Municipal de Especialidades (Cemes), de Engenheiro Pedreira, um grande café da manhã para convidar as usuárias a cuidarem da saúde.

“A prevenção do câncer requer vigilância e antecipação no diagnóstico”, Tatiana Soares, subsecretária de Atenção à Saúde

A ação é uma iniciativa da subsecretaria de Atenção à Saúde, que realizou também marcações de consultas para ginecologia, mastologia e ultrassonografia. “Realizamos uma ação conjunta para que pudéssemos receber as demandas da Atenção Básica, sem que os usuários ficassem esperando por consultas ou exames. A prevenção do câncer requer vigilância e antecipação no diagnóstico, por isso já antecipamos também nossas ações do Novembro Azul”, disse a subsecretária, Tatiana Soares.

Dentre as ações previstas para o mês de novembro, ocasião em que se intensificam as ações de prevenção e conscientização ao câncer de próstata, as consultas de urologia, mastologia e exames de ultrassonografia já estão sendo realizadas nos dois Centros Municipais de Especialidades, de Engenheiro Pedreira e Japeri.  “Alertamos que os cuidados com a saúde devem ser tomados durante todo o ano, nossos profissionais estão nas unidades para melhor atender e direcionar”, completou a gestora.

Quem compareceu ao Cemes nesta manhã, pôde aproveitar não só o delicioso café e as guloseimas, mas também receber informações e orientações nas palestras e informativos distribuídos. Foram entregues brindes e mimos as mulheres que estiveram na ação. No mesmo dia, dezenas de pacientes puderam realizar exames de ultrassonografia e agendar a mamografia.

A moradora da região, Viviane Silva, aprovou a ação e o cafezinho caprichado. “Foi uma surpresa.Vim buscar uma informação para minha mãe e fui recebida com carinho, acolhimento e a certeza do que diz a plaquinha na mesa, eles estão aqui por mim. Adorei!”, disse ela que veio morar na cidade há seis meses.

O evento envolveu toda a equipe da unidade e do Centro Municipal de Regulação (CMR), que realizou cerca de 50 agendamentos de ultrassonografia transvaginal e mamografia. Os exames preventivos permanecem sendo realizados nas unidades de Atenção Básica.

Parte da equipe do Cemes envolvida nas ações do Outubro Rosa

Resposta Rápida

Nas redes sociais a participação popular motivou a antecipação do calendário do mês de novembro. Comentários dos seguidores, traziam pedidos de que as ações acontecessem antes do previsto, ocorreu então, a união das ações do Outubro Rosa e do Novembro Azul. “Realizamos uma escuta ativa das demandas da população e agimos para suprir. A população masculina, teve atendida sua manifestação e já estão sendo agendados para as ações preventivas”, disse Letícia Motta, gestora do CMR. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*