Japeri inicia campanha de vacinação contra a febre aftosa neste sábado (1)

Objetivo do município é imunizar 100% do rebanho bovino e bubalino até o dia 30 de maio

A partir deste sábado (1), a cidade de Japeri, na Baixada Fluminense, vai iniciar a primeira fase da campanha de vacinação dos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa – doença infecciosa que causa febre e aparecimento de vesículas (aftas). Nesta etapa, que encerrará em 31 de maio, serão vacinados animais de todas as idades.

O município vai adquirir doses para garantir 100% a primeira etapa da vacinação. A Pasta responsável pela campanha irá mobilizar e aplicar os imunizantes contra a febre e também vai doar as vacinas para que os pequenos produtores rurais possam realizar a imunização.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca, José Maurício, a imunização é essencial para manter o rebanho sadio e livre de doenças. “Enquanto poder público temos a missão e o dever de garantir o cumprimento do calendário de vacinação. Nesta primeira fase, vamos acompanhar, em campo, a imunização dos animais, alcançando assim 100% do público-alvo”, afirmou o gestor.

A febre aftosa é causada por vírus altamente contagioso. A doença é transmitida pela saliva, nas aftas, no leite, no sêmen, na urina e nas fezes dos animais doentes. Inquietação, salivação (babeira), lesões na boca e nas patas são alguns sintomas. O produtor deve notificar imediatamente a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Japeri se perceber algum destes sintomas nos animais. O órgão fica na Avenida Vereador Francisco Costa Filho, 1993, Santa Inês, Japeri.

Texto: André Uchôa