Japeri ganha outorga do Governo do Estado para realizar o Licenciamento Ambiental

Assinatura do termo foi nesta sexta (4) com a presença do secretário de Estado do Ambiente Thiago Pampolha e a prefeita Fernanda Ontiveros

O município de Japeri deu um grande passo em busca de alcançar desenvolvimento ambiental e, também, econômico. Nesta sexta-feira (4), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, recebeu do governo do Estado a autorização para realizar a concessão de licenciamento ambiental. A assinatura do termo faz parte das comemorações da semana do meio ambiente. 

A cerimônia de assinatura do termo teve a presença do secretário de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Thiago Pampolha; da prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros; do vice Carlos Januário, além de representantes do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), da associação empresarial, de secretários municipais e dos vereadores Josimar Mota e Rogerinho da RR. 

O licenciamento ambiental é uma exigência legal a que estão sujeitos todos os empreendimentos ou atividades que empregam recursos naturais ou que possam causar algum tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente. É um procedimento administrativo pelo qual é autorizada a localização, instalação, ampliação e operação destes empreendimentos ou atividades.

O secretário de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Thiago Pampolha, elogiou o compromisso do governo municipal com as causas ambientais que refletem diretamente na vida da população: “Japeri tem sido atuante conosco desde os primeiros dias. Já colocamos aqui o Limpa-Rio, a coleta reciclável, fizemos diversas reuniões e, agora, sai o licenciamento municipal. Estamos com muita disposição para trabalhar. Parabéns a todos”, ressaltou. 

Agora com a autorização da licença ambiental municipal, o processo, que é crucial para a instalação de novas empresas, fábricas e quaisquer tipos de construção, terá mais celeridade. Na prática o município ganhará praticidade nos trâmites e não dependerá mais do Estado para emitir o documento de permissivo.  

De acordo com a prefeita Fernanda Ontiveros esta nova etapa vai favorecer a chegada de novas empresas e, consequentemente, desenvolvimento e empregos. “Nos últimos anos muitas fábricas deixaram de chegar ao município por causa da burocracia, isso gerou aumento no desemprego e queda de receitas. Hoje é mais um dia histórico para Japeri”, ressaltou. 


Feliz com a conquista, a secretária municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Meyre Lucy Fonseca destacou a luta para que o projeto saísse do papel. “Desde quando entrei como servidora do município eu não entendia a razão de Japeri não realizar o licenciamento. Agora, como gestora da pasta, batalhamos todos os dias e deu certo. Agradeço muito ao Estado, ao governador Cláudio Castro e toda sua equipe pela vitória. Um carinho especial a toda equipe de Japeri. Vencemos juntos”, disse emocionada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*