Japeri contra a Covid-19: pessoas com 40 anos ou mais serão incluídas na campanha de vacinação a partir desta segunda-feira (28)

Neste sábado (26), a cidade recebeu 3.242 doses dos imunizantes da Pfizer e Coronavac. Lactantes com bebês de até 12 meses de idade também podem se vacinar 

A cidade de Japeri, na Baixada Fluminense, começará a vacinar lactantes com bebês de até 12 meses de idade e pessoas com 40 anos ou mais contra a covid-19 a partir desta segunda-feira (28). Ao todo, sete postos de vacinação estão sendo mobilizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Além disso, a cidade continua imunizando idosos, trabalhadores do setor industrial, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, metroviário, ferroviário, transporte aéreo e aquaviários; pessoas em situação de rua; trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; gestantes e puérperas com autorização médica; pessoas com comorbidade ou deficiência permanente acima de 18 anos; profissionais de saúde e educação acima de 18 anos; forças de segurança e salvamento e trabalhadores portuários.

O município está aplicando os imunizantes produzidos pela Pfizer/Biontech em pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas. Já para as demais pessoas e categorias a vacina disponibilizada é a AstraZeneca/ Fiocruz. 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para receber a primeira dose, é necessário que a mãe lactante com bebês de até 12 meses de idade apresente a caderneta de vacinação do pequeno e uma indicação médica do profissional de saúde que realiza o acompanhamento do bebê.

Os interessados em garantir a imunização, precisam apresentar documentos básicos de identificação (identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência). Profissionais de saúde devem apresentar comprovantes de vínculo empregatício atual, como contracheque ou declaração assinada pelo estabelecimento em que atuam.

Já para pessoas com comorbidade é importante apresentar original e cópia da última prescrição/ receita ou atestado/ recomendação médica que comprove o diagnóstico (especificamente nos casos dos hipertensos e diabéticos, é possível comprovar a patologia apresentando cópia da última receita nominal prescrita pelo médico).

No caso de pessoas com deficiência, é necessário um laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, receituário médico ou outro documento que comprove a condição.

Para se vacinar, os trabalhadores do setor industrial deverão apresentar original e cópia de documento comprobatório da atuação como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade ou crachá funcional juntamente com uma declaração que comprove o efetivo exercício da função profissional das categorias elencadas abaixo:

• Produção, transformação e extração florestal, de petróleo, gás e minerais; 

• Fabricação de alimentos, bebidas, calçados e acessórios, derivados do petróleo e biocombustível, fumo, máquinas e equipamentos, móveis, papel e celulose, produtos de metal, de minerais não metálicos e metalurgia, produtos químicos, farmoquímicos, e farmacêuticos, roupas e tecidos;

• Produção e manutenção de veículos e outros equipamentos de transporte, bem como atividades auxiliares dos transportes; 

• Coleta, produção e tratamento de energia, gás, água, esgoto, resíduos;

• Atividades de correio e entregas, de telecomunicações, de impressão, gravação e reprodução; 

• Construção Civil;

• Atividades de educação, saúde e segurança dos trabalhadores da indústria;

• Profissionais que realizam instalação especializada e manutenção preventiva ou corretiva de equipamentos hospitalares;

• Profissionais que apoiam procedimentos cirúrgicos e que prestam auxílio na realização de procedimento invasivos;

• Profissionais que realizam manuseio de equipamento para oxigenação extracorpórea (ECMO) e perfusionistas;

• Profissionais que operam equipamentos de diagnóstico por imagem em hospitais e clínicas;

• Profissionais de gases medicinais que atuam no transporte, descarregamento, distribuição, retirada/coleta, verificação/inspeção, instalação, manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas ou que prestam serviço em home care, e funções equipadas;

• Profissionais que estão vinculados às atividades que apoiam e viabilizam todo o processo produtivo de vacinas contra a covid-19;

NOVAS DOSES CHEGAM A JAPERI

Na manhã deste sábado (26), Japeri recebeu da Secretaria de Estado de Saúde uma nova remessa de imunizantes. São 1.242 doses produzidas pela Pfizer e 2100 de Coronavac, que será destinada para concluir o esquema de vacinação de quem aguarda pela segunda dose.

PONTOS DE VACINAÇÃO


– Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Av. Tancredo Neves, s/nº, Mucajá –  Engenheiro Pedreira)

– Japeri Centro (Rua: Arruda Negreiros  s/nº – Centro de Japeri)

– USF Santa Amélia (Rua Laura Cardoso, 61 – Santa Amélia –  Engenheiro Pedreira)

– USF Delamare (Rua Pinaré,  s/nº   – Jardim Delamare – Engenheiro Pedreira)

– Academia da Saúde (Rua Francisco Russo, s/nº, no bairro Areal – Engenheiro Pedreira).

– USF Vila Central (Rua Clair Antunes, S/Nº – Vil,a Central – Engenheiro Pedreira)

– USF Chacrinha (Rua João Salgado, Chacrinha, Japeri).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*