Prefeitura de Japeri realiza oficina para elaboração do Plano Plurianual

O projeto estabelecerá as metas do governo municipal para os próximos quatro anos

Definir metas, diretrizes e objetivos da administração pública: são com estes objetivos que a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Orçamento e Gestão de Recursos, irá promover nesta quinta-feira (8) a 3ª oficina de Apresentação dos Instrumentos de Planejamento com Foco na elaboração do Plano Plurianual (2022-2025). O encontro, que reunirá os secretários municipais e servidores da prefeitura, será realizado na Escola Municipal Bernardino de Melo, em Engenheiro Pedreira, a partir das 10h.

Durante a oficina com os servidores municipais serão abordados alguns temas importantes para a construção do planejamento a médio prazo do governo. Além disso, no encontro será apresentado tanto a parte estratégica (eixos e diretrizes que contemplam a visão do futuro) como os programas orçamentários.

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento governamental que espelha as diretrizes, objetivos e metas do governo para o período de quatro anos. O documento vigorará a partir do segundo ano do mandato até o primeiro ano do mandato seguinte do prefeito municipal.

Para a prefeita de Japeri, Drª Fernanda Ontiveros, a elaboração do PPA é importante para que a administração municipal alcance suas metas e contemple os anseios da população.

“Um governo sem planejamento é uma administração sem rumo e que, infelizmente, desconhece os reais problemas do município. O PPA ajuda a evitar questões deste tipo, pois o plano irá nortear todas as nossas ações em cada área de atuação da prefeitura, como administração, educação, saúde, assistência social, entre outras. Por isso, a participação dos servidores e representantes das secretarias é indispensável”, enalteceu a gestora.

Secretária de Orçamento e Gestão de Recursos, Andréa Guimarães. IMG Igor Lima

A realização da oficina, segundo a secretária da Pasta, Andréa Guimarães, visa alinhar todos os órgãos para que se garanta um desenvolvimento eficaz do município.

“O planejamento é uma ferramenta importante para que toda administração pública esteja alinhada com as metas e principais realizações do governo. O encontro será nesse sentido, ou seja, de integrarmos, de forma objetiva, as secretarias municipais que possuem um papel importantíssimo dentro da cidade”, destaca.

Texto: André Uchôa

Fotos: Igor Lima/Secom