Primeiro mês de atuação do Segurança Presente em Japeri mostra queda nos índices de violência

Junho apresentou bons números em comparação aos cinco primeiros meses de 2021. Dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP)

O ISP (Instituto de Segurança Pública), que realiza as estatísticas de segurança em todo o estado, publicou, na noite desta segunda (20), em seu site oficial, os dados consolidados das ocorrências referentes a junho de 2021 em todo o estado. Este foi o primeiro mês de atuação das duas bases do Programa Segurança Presente  em Japeri.  Em conjunto com o 24° BPM e com a 63° DP, o município viu os números da violência, principalmente os crimes de rua, apresentarem quedas consideráveis.

Os dados compilados pelo órgão são das ocorrências registradas na 63° DP (Japeri) durante todo ano, desde 2013, e, nos primeiros 30 dias do Segurança Presente reforçando a segurança pública do município, junho apresentou bons números relacionados aos meses anteriores de 2021. Exemplo desta queda se mostra nos casos de roubos a transeuntes que obteve o menor índice do ano: 7 casos.

O ISP ainda mostra que os crimes de roubos de rua e de celulares, ao lado dos assaltos a transeuntes tiveram, em junho, as menores incidências de 2021. Outro dado importante é que, neste mesmo período, Japeri zerou os casos de roubos a comércios, residências, bancos, caixas eletrônicos, após-saque, de bicicletas e furtos a transeuntes, de celulares, bicicletas, além de sequestro.

Outra incidência que mostra o trabalho contínuo nas ruas do município foi o aumento nas ocorrências de apreensão de drogas que aumentou 112% se comparado junho a maio. As ocorrências por posse de drogas também alavancaram no mesmo período: 900%. Os crimes contra a vida também apresentaram bons resultados. Foram três homicídios dolosos em junho, uma queda de 62,5% em relação a janeiro deste ano.

De acordo com a prefeita Fernanda Ontiveros, os primeiros resultados são bons, mas o objetivo é melhorar cada vez mais: “Tinha certeza de que os números seriam positivos, mas ainda temos muito trabalho pela frente. Contamos com a integração das forças de segurança em parceria com toda população para que, em breve, alcancemos dados muito melhores. A luta só começou”, destacou a chefe do executivo municipal.

Já o secretário municipal de Segurança, Transporte e Postura, Jorge Dantas, ressaltou a parceria nas ações: “Temos nossas forças de segurança unidas pela diminuição da violência em Japeri. Além do Segurança Presente, que foi um grande reforço, temos as polícias militar e civil, além da Guarda Municipal. Vamos alcançar números melhores, tenho certeza”, disse.

O efetivo empregado nas duas bases (Japeri e Engenheiro Pedreira) diariamente soma 49 policiais militares, das 8h às 20h, todos os dias. O programa ainda conta com seis viaturas, 10 motocicletas, além do policiamento realizado a pé.

Por: Leandro Machado