Prefeitura de Japeri promove ação social para marcar o ‘Agosto Lilás’

A iniciativa, que atendeu cerca de 80 mulheres, contou com palestras, verificação de pressão arterial e glicose, maquiagem, corte de cabelo e exposição de artesanato

Em alusão ao ‘Agosto Lilás’, mês de combate à violência doméstica, a Prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, promoveu uma ação social nesta terça-feira (10). A iniciativa, que aconteceu na Escola Municipal Bernardino de Melo, contou com palestras, verificação de pressão arterial e glicose, maquiagem, corte de cabelo e exposição de artesanato. Cerca de 80 mulheres participaram do evento.

Durante a ação, estiveram presentes autoridades como a vice-prefeita e secretária de assistência social de Seropédica, Vandrea Furquim; a subsecretária municipal de Assistência, Márcia Cristina Ferreira; o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Vasti Ferraz; a Representante da Patrulha Maria da Penha, Cabo Muzi, entre outros.

“Estamos em um mês muito importante e não poderíamos deixar de promover esse encontro com as japerienses para falar sobre a violência doméstica, seja ela física, moral, psicológica, sexual e patrimonial. Quero que todas saibam que a Secretaria de Assistência Social está de portas abertas para atender cada uma e que juntas podemos muito mais”, afirmou a Subsecretária, Márcia Cristina Ferreira.

Quem ficou feliz com o evento foi a moradora do Centro de Engenheiro Pedreira, Carmem da Silva (58). “Fiquei sabendo que teria essa ação social através do Cras aqui do Centro e não pude deixar de participar. Infelizmente há muitas mulheres que sofrem violência doméstica e essas palestras sobre seus direitos ajudam muito para saírem desses casos”, disse a dona de casa.

Apoio no Centro Especializado de Atendimento à Mulher

Inaugurado há pouco mais de cinco meses, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) oferece assistência social e psicológica e orientação jurídica às mulheres vítimas de violência doméstica em Japeri. Só no mês de julho, o espaço realizou cerca de 60 acolhimentos.

As mulheres vítimas de violência podem denunciar os casos na Delegacia de Polícia através do 197 ou na Emergência da Polícia Militar através do 190.

Quem não se sentir seguro para procurar a polícia pode procurar os serviços de orientação jurídica e psicológica no Ceam (Av. São João Evangelista, s/n, Eng. Pedreira) de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 ou ligar para a Central de Atendimento à Mulher pelo 180.

Texto; Aline Lopes / Foto: Igor Lima