Japeri transformará local onde abrigava depósito de lixo em Alameda do Saber

Espaço terá escolas da educação infantil ao 9º ano com capacidade para 1,2 mil alunos. Há ainda a previsão de construção de um campus do Instituto Federal (IF)

Um terreno onde abrigou um lixão por muito tempo, no bairro Nova Belém, em Japeri, será batizado de Alameda do Saber. O local, antes ocioso, terá duas creches e uma escola de primeiro e segundo segmentos que beneficiarão mais de 1.200 estudantes. Os investimentos na educação serão possíveis graças ao empenho da prefeita de Japeri, Drª Fernanda Ontiveros, que foi a Brasília em diversas ocasiões para buscar parcerias que viabilizassem a execução de alguns projetos do setor. A previsão é que as obras sejam iniciadas em 2022.

Recentemente a secretária de Educação, Carol Ontiveros, esteve na capital federal, onde conseguiu quase R$10 milhões em recursos para a construção das escolas nos padrões do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). No caso das creches serão erguidas as de padrão tipo 1 com 10 salas e com capacidade para 376 alunos. Já a de primeiro e segundo segmentos com dois pavimentos e comporta 648 estudantes.

A secretária lembra ainda que o apoio da deputada federal Rosângela Gomes, que destinou recursos de emendas parlamentares para a cidade, foi fundamental para a viabilização do projeto

A passagem pela capital federal rendeu também recursos para a finalização da creche do Mucajá, cuja construção teve início em 2014 e que estava paralisada desde 2017. Cerca de 30% das obras já estão concluídas.

“A Alameda do Saber terá três escolas e ainda temos a possibilidade de conseguir um campus do Instituto Federal (IF) no mesmo espaço”, comemorou a secretária

Para Carol, um dos pontos positivos de concentrar as unidades escolares em um único local é que os pais poderão ter seus filhos, em fases escolares diferentes, estudando em um mesmo espaço da educação infantil 3 até ao 9º ano.