Rede de ensino de Japeri completa um mês de aulas presenciais com 70% dos alunos em sala

Para garantir a segurança dos estudantes, as escolas estão com uso obrigatório de máscara, carteiras demarcadas com distanciamento e recipientes com álcool em gel nos corredores

Um mês que os portões se abriram, os quadros voltaram a ser usados e as salas de aulas ganharam mais cores com a presença dos alunos: são essas pequenas ações que a rede municipal de ensino de Japeri celebra nesta quinta-feira (25). Com 30 escolas e 4 creches públicas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem 70% dos estudantes participando das aulas presenciais. Os demais alunos, optaram por permanecer no sistema remoto, ou seja, pela plataforma digital.

As escolas ficaram com as aulas suspensas desde 2020 devido à pandemia da Covid-19. Após vários estudos, diminuição dos casos e avanço na imunização dos moradores e trabalhadores da cidade, a gestão municipal deu um grande passo no ensino aderindo à modalidade híbrida com aulas presenciais e à distância.

Para a secretária da pasta, Professora Caroline Ontiveros, a adesão dos responsáveis em deixar os alunos a retornarem para as aulas foi boa, mas pode melhorar. “Estamos tomando todas as medidas de segurança para prevenir que nossos alunos sejam contaminados pela Covid-19. Além dos professores já estarem vacinados, as escolas estão com uso obrigatório de máscara, carteiras demarcadas com distanciamento e recipientes com álcool em gel nos corredores”, explicou a gestora.

A mãe do aluno Lucas de Souza (10), Ilma Ferreira (50), disse ter ficado bem tranquila ao ver as medidas de segurança adotadas pela escola. “Eu e meu marido pegamos Covid-19 e ficamos muito mal. Por isso, fiz questão de vir acompanhar os primeiros dias de aula e estou me sentindo muito segura em deixar meu filho voltar para a sala. Todos os alunos de máscara, com o distanciamento, tudo bem higienizado, só tenho elogios a direção e funcionários da escola”, destacou a moradora do bairro Parque Santo.

Os alunos que desejam retornar para as aulas presenciais, precisam ter um termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis legais.

Texto: Aline Lopes / Fotos: Thaís Mattos