Mais saúde: Prefeitura de Japeri distribui kits para verificação de diabetes

Pacientes cadastrados receberam lancetas, agulhas, fitas e aparelho de glicemia gratuitamente para acompanhamento da doença

Conviver com a diabetes mellitus não é algo fácil. Para ajudar esses pacientes no tratamento da doença, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está distribuindo kits para verificação de glicose aos moradores dependentes de insulina. Cada unidade contém aparelho de glicemia e caixas de lancetas, agulhas e fitas. Nesta quinta-feira (2), cerca de 40 japerienses receberam o material na Academia da Saúde.

Os kits são entregues mensalmente aos pacientes cadastrados conforme o uso do material. Os moradores que receberam o kit hoje já saíram com a consulta marcada para o nutricionista.  “É importante que todos os moradores com diabetes mellitus faça o monitoramento da glicemia para ajudar no tratamento, visto que possibilita verificar se a alimentação, exercícios e medicamentos estão interferindo na doença e se é necessário fazer algum ajuste”, explicou a coordenadora do Programa de Hiperdia, Daniela Nascimento.

A moradora do bairro Vila Conceição, Maria Rodrigues (62), já garantiu o seu kit para acompanhar a doença em casa. “Descobri que tinha diabetes há quatro anos e, desde então, tenho feito todo o tratamento. Esse material irá me ajudar muito a verificar o meu nível de glicose”, contou a aposentada, que foi acompanhada pelo esposo, Sérgio Martins (50).

A diabetes é uma doença crônica e aparece quando o corpo não produz a quantidade essencial de insulina para que o açúcar se mantenha normal. Existem dois tipos de diabetes mellitus, que são: tipo 1, presente em 10% dos diabéticos e na qual o indivíduo produz pouca ou nenhuma insulina e precisa de injeções diárias. Já no tipo 2, que é mais comum depois dos 30 anos em pessoas obesas e idosas, o pâncreas continua a produzir a insulina, mas o organismo se torna resistente aos seus efeitos.

Os diabéticos dependentes de insulina que queiram receber o kit para verificar a glicose em casa, precisam comparecer ao setor de Hiperdia na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira – UMEP – (Av. Tancredo Neves, s/n, Mucajá – Eng. Pedreira) ou no Posto de Saúde Japeri Centro (Arruda Negreiros, s/n, Centro de Japeri), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, portando identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico para realizar o cadastramento.

Texto: Aline Lopes / Fotos: Isaque Mauge