Na luta contra a Covid-19: Japeri tem 51% do público-alvo vacinado

Imunizando pessoas com 12 anos ou mais, a cidade da Baixada Fluminense atinge 81% dos moradores com pelo menos a primeira dose

O avanço da imunização contra o novo coronavírus tem sido notório em Japeri. De acordo com um levantamento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, 117 mil imunizantes já foram aplicados. Deste total, 69 mil (81%) pessoas já receberam, pelo menos, a primeira dose ou a dose única. Os dados correspondem a população apta a receber as vacinas.

O município conta com 86 mil moradores com idade superior a 12 anos. Deste total, 51% do público-alvo foi imunizado com a primeira e a segunda dose. “É importante que todos os moradores retornem aos postos de saúde na data marcada para completar o esquema vacinal. Só com todas as vacinas, estarão protegidos da Covid-19 e ainda ajudará a prevenir novos casos da doença na cidade”, explicou a Prefeita, Drª Fernanda Ontiveros.

Além da primeira e segunda dose, a cidade oferece a vacina de reforço para os moradores com 18 anos ou mais. Para tomar o imunizante, é necessário respeitar o intervalo de cinco meses entre as aplicações, exceto para os imunossuprimidos, que tem o prazo de 28 dias.

De acordo com a secretária da Pasta, Drª Ana Luiza Affonso, diversas ações têm sido promovidas para aumentar a cobertura vacinal. “Desde o início da campanha de vacinação, temos nos mobilizado ao máximo para atingir nossa meta. Já ampliamos o horário de imunização, levamos a vacina em diversos bairros com o projeto ‘Vacinação Extramuros’ e criamos uma parceria com a Cruz Vermelha, onde um ônibus percorreu diversas regiões da cidade. Contamos com a colaboração da população para que esse objetivo seja atingido”, citou.

Para se imunizar, basta ter 12 anos ou mais, ser morador ou trabalhador da cidade e procurar uma das sete unidades de saúde que estão sendo mobilizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Além disso, é necessário apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Texto: Aline Lopes