Japeri cria canal para regularizar débitos na dívida ativa

Quitação de débito, parcelamento de contas, extinção ou suspensão de processo judicial são os serviços oferecidos pela ferramenta

Os contribuintes que receberam alguma cobrança judicial ou que possua dívida ativa ajuizada com o Município (IPTU, TAXAS, MULTAS, ISS, ITBI) agora contam com um novo canal de negociação. Isso porque, a Prefeitura de Japeri, por meio da Procuradoria-Geral (Progel), já colocou em funcionamento o novo e-mail para solucionar essas questões.

O objetivo do canal “Quero Quitar”, criado pelo setor da dívida ativa, é para facilitar o acesso ao atendimento e trazer mais comodidade aos cidadãos que buscam resolver suas pendências junto à Prefeitura. A ideia é que o contribuinte não precise se deslocar e comparecer pessoalmente para ter sua solicitação atendida.

O atendimento é feito por profissionais capacitados, visando facilitar o pagamento dos débitos que constam como em aberto para o Município. O principal objetivo é ajudar o cidadão japeriense a regularizar seus débitos com a Prefeitura. Sem nenhum custo, o contribuinte poderá fazer a negociação, sem precisar se deslocar, com atendimento de forma ágil, eficiente e com segurança.

A ferramenta é exclusiva para quitar débitos, solicitar parcelamento de dívidas, solicitar suspensão de processo judicial (quando feito parcelamento) ou solicitar extinção de processo judicial (quando a dívida já estiver paga).

Os interessados podem acessar os serviços enviando e-mail com o número da inscrição ou do processo judicial para queroquitar@japeri.rj.gov.br

Após o envio, são passadas as instruções e o contribuinte segue um passo-a-passo para conclusão do atendimento digital. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A solução de outros assuntos, como revisão cadastral, pedidos de reconhecimento de prescrição e pedidos de isenção, deve ser buscada por meio de processo administrativo próprio a ser aberto, ainda mediante comparecimento pessoal à Secretaria Municipal de Fazenda, localizada na sede da Prefeitura (Rua Vereador Francisco da Costa Filho, 1993, Santa Inês, Japeri).

A prefeitura não solicita pagamentos por meio de transferência ou pix. Os pagamentos dos débitos municipais devem ser efetuados exclusivamente por meio de guias bancárias oficiais de pagamento.