Idosos participam do encontro da Melhor Idade em Japeri

Iniciativa tratou sobre a Caderneta do Idoso, longevidade, fatores de risco e demais assuntos 

Dezenas de idosos participaram do Encontro da Melhor Idade, promovido pela Prefeitura de Japeri, por meio Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), junto ao Conselho do Idoso, nesta quinta-feira (16). No evento, realizado na Escola Municipal Bernardino de Melo, foram apresentadas informações sobre a Caderneta do Idoso, longevidade, fatores de risco e Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), mais conhecidas como casas de repouso.  

Uma das principais orientações para os usuários da Semast foi sobre a transformação da Carteira de Vacinação em Caderneta do Idoso, onde todas as informações da saúde, como glicose, pressão arterial, contatos telefônicos e endereços serão base no momento de um possível atendimento de emergência ou de internação.

“Japeri foi uma das primeiras cidades do Estado do Rio de Janeiro a implantar a Caderneta do Idoso. Há cinco anos esse documento é disponibilizado para os moradores”, contou a coordenadora do Programa de Saúde do Idoso, Erica Helena dos Santos.  

A turma da melhor idade também foi informada sobre os horários de atendimento do Conselho do Idoso, que tem como um dos objetivos levar conhecimento sobre os principais direitos das pessoas com mais de 60 anos. 

De acordo com a presidente do Conselho do Idoso, Cláudia Marques, a falta de informações sobre os direitos atrapalha a vida dessas pessoas, que muitas das vezes sofrem violência e são desrespeitadas.  

Sorteio de brindes

Quem participou do encontro recebeu uma cartilha educativa, ganhou brinde e ao final participou  de uma confraternização com direito a coffee break. A aposentada, Avelina da Silva (80), estava ansiosa pelas informações. “Eu sempre participo dos encontros na saúde, pois é importante ficar por dentro das ações do governo, nossos direitos e deveres”, contou a moradora do bairro Delamare.  

Moradora do bairro Mucajá, Elza Maria de Jesus de Souza (82), foi a primeira a chegar. “Eu já tenho a caderneta do idoso e é um documento importante para nós. Gosto de participar dos encontros, pois aprendo muito”, disse a aposentada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*