Revitalização da Estrada Pedra Lisa inicia nesta terça-feira

Parceria com o Governo do Estado levará melhorias a outras três estradas rurais, incluindo a Rio D’Ouro que liga Japeri a Nova Iguaçu

Importantes para o escoamento da produção agrícola, as Estradas Pedra Lisa, Rio D’Ouro, da Polícia e trecho da Nossa Senhora Aparecida, em Japeri, começam a receber a partir desta terça-feira (26) as obras para recuperação das vias. O trabalho é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

Fotos: Julia Cavalieri e André Uchôa

O pontapé inicial das obras foi dado na manhã desta terça-feira (25) com a presença do coordenador de Engenharia Rural da Secretaria Estadual de Agricultura, Roberto Isídio, que veio acompanhar a chegada das máquinas e caminhões que serão utilizados na revitalização das estradas e ruas, por meio do Programa Estrada AgroRio.

“O Agrorio chega para fazer toda infraestrutura das estradas rurais e vicinais. Ele facilita o escoamento da produção e ainda serve para melhorar a vida dos moradores do entorno”, explicou o engenheiro, enquanto caminhava pela Estrada Pedra Lisa.

Apesar das estradas terem passado por melhorias no início da atual gestão, elas agora foram incluídas no Programa Estrada AgroRio, que irá recuperar, com brita, cerca de 10,5 quilômetros de vias. A obra será executada pela empresa Loc Tech.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, José Maurício da Silva, a revitalização da Estrada Pedra Lisa, por exemplo, terá grande relevância. Por ela são escoadas a maior parte da produção agrícola da região, como aipim, quiabo, batata doce, abacaxi e outros produtos.

“Estimamos que sejam produzidos aqui mais de 12 toneladas de aipim. Além de outras culturas importantes como a piscicultura (produção de peixe) de corte e ornamental. A chegada dessas melhorias para a região vai ajudar muito o desenvolvimento da produção rural, ou seja, melhorando ainda mais a mobilidade rural”, disse o secretário.

A região da Pedra Lisa concentra a maioria dos produtores agrícolas do município. Além disso, as melhorias são importantes, principalmente, para a Estrada Rio D’Ouro que tem 5,5 quilômetros e liga a cidade a Nova Iguaçu.