Jovens recebem certificado de qualificação profissional em Japeri

Os cursos foram promovidos graças a uma parceria entre Romão Tecnologias Industriais e a Prefeitura.  Novas inscrições abrem em julho.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comercio, Francisco Nacelio, esteve na manhã desta terça-feira (08) na empresa Romão Tecnologias Industriais, no bairro Marajoara. O secretário prestigiou a formação da primeira turma de alunos do Projeto Educar, ação que é fruto de uma parceria entre a empresa e a Prefeitura de Japeri, que capacitou jovens entre 15 a 20 anos para o mercado de trabalho.

Francisco foi acompanhado do secretário de Urbanismo e Habitação, Gustavo Maurício, e da subsecretária da pasta, Márcia Ferreira, para realizar a entrega dos certificados. O secretário disse que esse é um momento de felicidade e satisfação em ver os jovens da cidade dando um importante passo na vida profissional.

“Ficamos muito felizes em ver esses jovens sendo capacitados. Com essa iniciativa eles terão a oportunidade de trabalhar na própria cidade, sem precisarem se deslocar de madrugada para o trabalho, como muitos trabalhadores precisam fazer”, disse.

De acordo com Oscar Filho, um dos principais objetivos do projeto Romão Educar é formar mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho.

“Uma das maiores dificuldades é encontrar pessoas com as qualificações profissionais para ocuparem vagas em áreas específicas, como a nossa empresa que trabalha com equipamentos de segurança de armazenamento de produtos”, explicou.

Fotos: Julia Cavalieri

Depois de concluir o curso onde aprendeu noções de logística, gestão de tempo, matemática básica, formatação de currículos, entre outros temas, Kely Amaral (19) está na expectativa de conseguir um emprego. “Aqui aprendi coisas que nem sabia que existiam. Foi excelente e vou levar os ensinamentos para minha vida”, disse a jovem que sonha com a carreira militar.

Quem também tem o mesmo sonho é Christian Barroso, de 17 anos. “Foi uma oportunidade diferente de tudo que já vi. Aprendi muito sobre
contabilidade, juros, parcelamentos e tudo isso de gratuitamente”, comemorou.

A preparação do conteúdo e realização das aulas são de responsabilidade dos colaboradores voluntários da empresa. São 10 estudantes por módulo e cada aula tem duração de até duas horas por dia.

Novas inscrições para o projeto estão previstas para começar em julho. Acompanhe as redes sociais da Prefeitura de Japeri para mais informações.

Texto: Madalena Ângelo e Hyago Santos