Sistema de drenagem do bairro Pedra Lisa será recuperado

Nesta semana, iniciativa vai trocar manilhas quebradas e criar sistema de escoamento de água

A revitalização da Estrada Pedra Lisa, em Engenheiro Pedreira, que acontece por meio da parceria da Prefeitura de Japeri com a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Pesca, está avançando. Nesta semana, serão colocadas novas manilhas na rede de drenagem de águas pluviais para evitar inundações da estrada. As melhorias na região iniciaram em janeiro e fazem parte do Programa Estrada AgroRio, que recupera vias rurais e vicinais.

No total, o programa vai recuperar cerca de 10,5 quilômetros de vias. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca, José Maurício da Silva, ao iniciarem os trabalhos os técnicos perceberam a necessidade de desentupimento ou troca das manilhas quebradas. “As manilhas foram cedidas pela Secretaria Municipal de Obras. O município entra com as manilhas e o Estado com o trabalho, já que o contrato da empresa não contempla este tipo de ação”, explicou o secretário.

Parte da Estrada Pedra Lisa já recebeu brita e está avançando rumo a Estrada da Polícia, que também foi alcançada pelo programa Estrada AgroRio. Assim como Rio D’Ouro e trecho da Nossa Senhora Aparecida. A obra será executada pela empresa Loc Tech.  De acordo com o secretário, outras vias ainda poderão ser incluídas.

O início das obras foi acompanhado pelo coordenador de Engenharia Rural da Secretaria Estadual de Agricultura, Roberto Isídio. O programa Estradas AGRO RJ prevê a recuperação e a manutenção em estradas vicinais que escoam a produção rural nas Regiões Serrana, Centro-Sul, Norte e Noroeste Fluminense, Baixada Fluminense e poderá chegar a outras regiões.

Moradores

Recuperar e manter as estradas vicinais não é somente essencial para a economia, mas também para o bem-estar da população, especialmente das áreas rurais. As intervenções vão melhorar o tráfego e ajudar a reduzir os custos finais dos produtos.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Pedra Lisa, Carlos Antonio da Silva, comemorou a chegada do programa na região. “As obras com certeza trarão mais benefícios para os moradores e agricultores da Pedra Lisa e outras áreas rurais do município. Com a melhoria poderemos caminhar melhor”, disse o morador.