Dia Internacional da Mulher é celebrado em Japeri

Palestra educativa, testagem IST’s, vacinação e aferição de pressão arterial e glicose foram oferecidas gratuitamente

Para celebrar o ‘Dia Internacional da Mulher’, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu uma palestra para as mais de 30 enfermeiras da rede de Atenção Básica, nesta terça-feira (8). Sob o tema ‘Políticas Públicas para Mulheres: Nosso fortalecimento depende das nossas ações’, o encontro aconteceu no auditório da Semus.

Além disso, uma ação com serviços de testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis, vacinação contra a Covid-19 e aferição de pressão arterial e glicose foi realizada na Praça Vereador Wendel Coelho, em Engenheiro Pedreira. A iniciativa foi promovida em parceria com o Programa Segurança Presente.

Durante todo mês de março palestras educativas sobre a saúde da mulher e seus direitos serão oferecidas em todas as unidades de saúde da cidade. “Preparamos uma série de atividades para japerienses em comemoração ao ‘Dia Internacional da Mulher’. Quero convidar todas as moradoras para participarem das ações. Além disso, inauguramos ontem um novo ambulatório de angiologista com direito a tratamento de varizes para elas”, contou a secretária da Pasta, Drª Ana Luiza Affonso.

Serviços para elas

O município de Japeri conta com diversos serviços exclusivos para as mulheres. Com cerca de mil atendimentos por mês, Casa da Mulher Carolina Russo de Oliveira oferece atendimentos médico com ginecologista, mastologista, psicóloga, angiologista e nutricionista, além de exame preventivo, teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis, planejamento familiar, pesagem do Auxílio Brasil e verificações de sinais vitais.

Outro equipamento público voltado para as japerienses é o Centro Especializado de Atendimento à Mulher. A unidade, localizada em Engenheiro Pedreira, oferece gratuitamente atendimento social, psicológico e orientação jurídica para mulheres em situação de violência doméstica.

Texto: Aline Lopes / Fotos: Júlia Cavalieri