Japeri inicia oficina de saberes agroecológicos

A iniciativa tem como objetivo ensinar os alunos a cultivarem hortaliças, desde a preparação do solo até a plantação

Foto: Julia Cavalieri

Mãos na terra, plantações e muito aprendizado: assim foi a aula dos alunos da Escola Municipal Tânia Mara da Silva Carnaval Basílio, em Japeri, nesta terça-feira (15). Isso porque a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, iniciou o curso “Da mesa à horta: Oficina de saberes agroecológicos”, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê. Mais de 20 estudantes da rede participaram da atividade.

A iniciativa tem como objetivo ensinar os adolescentes a cultivar hortaliças, desde a preparação do solo até a plantação, além de incentivar a confeccionarem suas próprias hortas caseiras e serem agentes multiplicadores em suas comunidades.

Durante o curso os alunos vão aprender a 7 estações de produção de horta que inclui o preparo e manejo dos canteiros, produção de mudas, adubação, controle alternativo de insetos e doenças, irrigação e cobertura, compostagem, colheita e pós-colheita de hortaliças.

“A proposta da oficina é passar ensinamentos para que os próprios estudantes da escola contribuem diretamente nos manejos necessários para a manutenção da horta, como cebolinha, salsa, rúcula, alface, entre outras hortaliças”, disse a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy.

Durante a aula inaugural do curso estiveram presentes os secretários municipais do Ambiente, Meire Lucy, e Agricultura e Pesca, José Maurício; além dos vereadores Walter Trajano, Pingim, JC de Souza, Luciano Terra, Rogerinho da RR e Ziel Pavani.

Bem participativa e adorando colocar a mão na massa, a aluna Laura Souza (14) comentou sobre a aula. “Gosto muito de plantar e de comer hortaliças. Vou levar todo o aprendizado daqui para os meus pais”, disse a moradora do bairro Santa Amélia.

Texto: Aline Lopes / Foto: Júlia Cavalieri