Candidatos do processo seletivo da Assistência Social são entrevistados em Japeri

Ao todo, 123 vagas serão distribuídas em cargos de advogados, psicólogos, assistentes sociais, digitadores, orientadores sociais e outros. No total, 500 pessoas participaram da segunda etapa

Cerca de 500 candidatos estão participando da segunda etapa do processo seletivo da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) de Japeri, que começou nesta quarta-feira (16). Ao todo, 1.920 pessoas se inscreveram para atuar nos equipamentos sociais da cidade, para um total de 123 vagas distribuídas entre os cargos: advogados, psicólogos, assistentes sociais, digitadores, orientadores sociais e outros.

Nesta etapa, que vai até esta quinta-feira (17), os selecionados apresentam documentos e participam de entrevista, classificatória e eliminatória. De acordo com o edital, quem não comparecer nos horários estabelecidos estará desclassificado.

O advogado David Roberto em entrevista para a vaga da Assistência
Fotos: Julia Cavalieri

De acordo com o secretário de Assistência Social e Trabalho, Junior Martins, os aprovados serão convocados para trabalhar imediatamente. “Estamos com uma carência de profissionais na rede, já que nossa demanda aumentou em 40%. Por isso, a convocação acontecerá no dia 21 deste mês”, explicou o gestor.

Os aprovados dentro do número de vagas oferecidas serão convocados para assinar o contrato no próximo dia 21, após divulgação no Diário Oficial do município. Segundo o edital, em caso de empate serão levados em consideração os seguintes critérios: ser residente no município de Japeri ou nos municípios limítrofes a Japeri; ter experiência comprovada na administração pública municipal, inclusive indireta, autárquica e fundacional pública; ter obtido maior nota na 2ª etapa; possuir maior número de dependentes, na forma do Art. 16, I, Lei 8.213/91; maior idade.

Expectativas

Desempregado a 18 meses, Marcos Souza, 51 anos, está concorrendo a uma das 12 vagas para o cargo de digitador. “Estou com uma expectativa grande neste processo, que será uma solução para a falta de trabalho”, contou o digitador.

Já o advogado David Roberto Araújo, 47 anos, contou que conhece as carências da cidade por ter atuado na área da assistência. “Também espero ser selecionado para este processo seletivo. É a segunda vez que participo de processo semelhante”, lembrou o candidato que concorre a uma das sete vagas.

Com experiência em pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), a assistente social, Silvia Letícia Maria dos Santos, 46 anos, pleiteia uma das oito vagas de orientador social. “Soube do processo seletivo por meio de um amigo. Não posso perder esta oportunidade”, disse ela.

As entrevistas estão sendo realizadas, das 9h às 17h, no prédio da nova sede da Semast (Avenida Guandu, 02, Quadra 02, Mucajá).