Água: alunos da rede pública de Japeri aprendem a preservar rios

Atividade contou com roda de conversa com estudantes da E.M Profª Celita Rodrigues de Andrade e encerrou a programação da Semana da Água

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, promoveu nesta sexta-feira (25) uma roda de conversa sobre a importância do plantio de árvores às margens dos rios. O encontro foi ministrado para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Celita Rodrigues de Andrade, no bairro Marajoara. A ação faz parte das atividades de comemoração da Semana da Água na cidade.

As águas subterrâneas podem ser encontradas em córregos, rios e lagos constituindo os recursos hídricos superficiais, assim como nos interstícios do solo e subsolo, formando os recursos hídricos abaixo da terra. Esses últimos representam cerca de 97% do total de água doce existente no planeta Terra, que é própria para consumo. O ministrante da palestra, o geólogo Matheus dos Santos, explicou às crianças a função das águas subterrâneas e como elas influenciam positivamente nas plantações.

“As plantações às margens dos rios são importantes para o bom funcionamento do ambiente. E é importante enfatizar para as nossas crianças que a natureza bem preservada pode ser uma boa fonte de benefícios para nós”, explicou Matheus.

A secretária municipal do Ambiente, Meire Lucy, também destaca a importância da iniciativa. “Não poderíamos ter fechado a Semana da Água de forma melhor. Preservação é fundamental e enfatizar isso nas escolas é uma ótima estratégia.  Ficamos muito satisfeitos em levar informações tão importantes para as nossas crianças”, disse.

Fotos – Júlia Cavalieri