Superação: Após câncer de mama, moradora de Japeri encontra estímulo de vida na Zumba

A atividade faz parte do programa Esporte e Movimento promovido gratuitamente pela Prefeitura

Foto: Júlia Cavalieri

A dança faz bem para o corpo, alma e mente. Em cada movimento há muito mais do que um simples passo de coreografia. Para Jane Almeida, de 51 anos, as aulas de zumba são como um estímulo à vida. Diagnosticada com câncer de mama em 2014, a moradora do bairro Santa Inês, em Japeri, encontrou na atividade física, oferecida gratuitamente pela prefeitura, um apoio para enfrentar essa batalha.

“Um ano após ter retirado todo seio esquerdo e axila por causa do câncer de mama, fui liberada pelo médico para praticar alguma atividade física. Fiquei sabendo que a prefeitura tinha esse projeto e me apaixonei já na primeira aula. Aqui eu esqueço que tive a doença, que não tenho um seio e de todos os problemas”, contou a aluna.

Com pouco mais de 40 anos, Jane descobriu que está com câncer de mama maligno de terceiro grau e precisou fazer a cirurgia e mais de 20 sessões de radioterapia. Hoje, quase oito anos após o diagnóstico, a moradora celebra a vida fazendo o que mais gosta, dançar.

“Faz seis anos que participo da aula de zumba e tem sido um estímulo de vida para mim, pois ainda faço o tratamento contra o câncer. Graças a Deus não entrei em depressão e nem fiquei abatida, mas mesmo assim eu precisava de apoio e encontrei isso aqui com a professora e os outros alunos”, concluiu a japeriense.

De acordo com a professora de Zumba, Renata Santana, a atividade física é essencial nesses casos. “Além de ajudar no tratamento, o exercício também faz bem para a mente e ajuda a esquecer os problemas, além de proporcionar interação com os demais alunos”, explicou.

Programa Esporte e Movimento

As aulas de zumba fazem parte do programa Esporte e Movimento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo. Além dessa atividade, a iniciativa também oferece aulas gratuitas de jazz contemporâneo, dança, ginástica, funcional, karatê, jiu-jitsu, capoeira, futebol, basquete, handebol, futsal e voleibol.

Para se inscrever, basta comparecer na Secretaria de Esporte, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com xerox da certidão de nascimento ou identidade e do comprovante de residência, duas fotos 3×4, declaração escolar, atestado médico e comprovante de vacinação da Covid-19 atualizado.

Texto: Aline Lopes / Fotos: Júlia Cavalieri