Moradores de Japeri iniciam curso de capacitação profissional no IFRJ

A oportunidade é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura de Japeri e o Instituto Federal de Educação

Foto: Júlia Cavalieri

A tão sonhada qualificação profissional está mais próxima de se tornar realidade para a moradora do bairro Transmontano, Jenyffer Vitória Santos, de 15 anos. Matriculada no 1º semestre do curso técnico de eletrotécnica em nível médio, a japeriense participou, nesta quinta-feira (31), da aula inaugural do ensino profissionalizante oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) do campus de Paracambi. Além dela, outros 37 jovens do município estão inscritos em dois cursos técnicos: eletrotécnica e mecânica.

Durante o primeiro encontro, a direção do Instituto apresentou aos alunos toda estrutura do campus e dos cursos oferecidos. A prefeita, Drª Fernanda Ontiveros, fez questão de acompanhar o início das atividades na unidade de ensino. A médica foi recebida pelo diretor-geral, Aldembar de Andrade.

“Estamos trabalhando intensamente para proporcionar dias melhores para nossa população. Essa parceria firmada com o IFRJ renderá bons frutos para nossos jovens que estão começando a ser inseridos no mercado de trabalho”, contou a gestora.

A oportunidade é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2021 entre a Prefeitura de Japeri e o Instituto Federal de Educação. Os alunos concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação foram selecionados para ingressarem nos cursos técnicos integrados com o ensino médio.

Assim como diversos jovens do município, Jenyffer já aguarda ansiosa o início das aulas presenciais e garantir ao final do curso a tão sonhada profissão. “Será uma excelente oportunidade fazer o curso técnico em eletrotécnica. Vou me dedicar muito para essa formação”, disse. Já a mãe da jovem, Simone Santos, estava feliz com a novidade. “É uma alegria e já disse para ela agarrar essa oportunidade e tenho certeza que ela vai conseguir”, contou.

Texto: André Uchôa