Japeri oferece tratamento dentário gratuito para gestantes

Ao todo, três unidades de saúde contam o pré-natal odontológico imediato

Moradora Cristiane no seu pré-natal / Foto: Júlia Cavalieri

Durante a gravidez é essencial que as mamães cuidem da saúde bucal para uma gestação saudável. Pensando nisso, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece tratamento dentário gratuito para as moradoras. Ao todo, três unidades de saúde oferecem o pré-natal odontológico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Maíra Felix, o objetivo é promover uma ação odontológica para as gestantes em todas as unidades da rede durante o mês de maio. “O ideal é que as grávidas passem por três consultas com dentistas, sendo uma a cada trimestre. Pois com a saúde bucal em dia, podem prevenir diversos fatores, como um parto prematuro”, explicou a profissional.

Grávida há cinco meses, Lorrana Gomes (24), aproveitou que foi à unidade para a consulta de pré-natal e já começou o tratamento dentário. “Adoro o atendimento médico aqui da unidade. Faço o acompanhamento aqui desde que descobri a gravidez e os profissionais são super atenciosos”, contou a moradora do bairro Chacrinha.

Outra mamãe que também deu início ao tratamento dentário foi a Cristiane da Conceição (33), moradora do bairro Chacrinha. “Estou com 13 semanas de gestação. Hoje foi minha primeira consulta com o dentista aqui na unidade e adorei o atendimento”, concluiu.

CUIDADO COM O SORRISO

Para agendar uma consulta dentária simples, basta procurar as unidades do Japeri Centro, Chacrinha ou Alecrim, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, CPF, comprovante de residência, Cartão do SUS e caderneta da gestante.

Em caso de tratamento especializado, é necessário passar por uma consulta odontológica com dentista clínico geral a atenção básica e solicitar o encaminhamento ao Centro de Especialidades Odontológicas.

Confira os locais de atendimento:

– Posto de Saúde Japeri Centro (Rua Arruda Negreiros, s/n, Japeri);

– Unidade Básica de Saúde Chacrinha (Rua João Salgado, s/n, Chacrinha);

– Unidade Básica de Saúde Alecrim (Rua Maria Alice, s/n, Alecrim);

– Centro de Especialidades Odontológicas (Av. Tancredo Neves, 634-716, Parque Mucajá – Anexo a Umep).

Texto: Aline Lopes / Fotos: Júlia Cavalieri