Japeri inaugura primeiro espaço dedicado à produção cultural

Estação Cultura vai ajudar agentes culturais na elaboração de portfólios, projetos e inscrição em editais

Quem vive de produções culturais em Japeri já não está sozinho em seus sonhos. A Secretaria Municipal da Cultura inaugurou nesta quarta, 27, a Estação Cultura, que beneficiará pelo menos 300 artistas cadastrados na cidade. Além disso, foi lançado o site culturajaperi.rj.gov.br que disponibilizará uma série de ações para quem planeja e realiza artes.

Fotos: Julia Cavalieri

O Estação Cultura, que é uma parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e com o Instituto Federal de Educação do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ), surgiu a partir do cadastro municipal de cultura e do acompanhamento dos projetos e contemplados dos prêmios Mestre Irani e Rita Diva.

O evento contou com a presença da prefeita Drª Fernanda Ontiveros, que lembrou da atriz Rita Diva, que já projetava o Espaço Cultura, mas perdeu a luta para a Covid. “A Cultura tem crescido muito em nosso governo. Espero que Japeri se destaque na região com este projeto”, enfatizou.

De acordo com o secretário de Cultura, Jorge Braga Jr., existe uma demanda por qualificação na escrita de projetos, na montagem de portfólios que resultem no acesso aos editais estaduais, federais e leis de Incentivo à Cultura.

“Com projetos mais estruturados e melhor desenvolvidos são maiores as chances de os agentes culturais conseguirem aprovação e garantir recursos para suas produções”, explicou.

Jorge disse ainda, que quatro estagiárias do curso de Produção Cultural do IFRJ de Nilópolis darão as orientações para a criação de portfólios, de como escrever projetos, se inscrever em editais, além do auxílio na prestação de contas. O novo espaço também beneficiará 35 grupos, espaços coletivos e empreendimentos culturais.

Espelho

Para o professor do curso de bacharelado do IFRJ, João Guerreiro, o Estação Cultura será um espelho para outras cidades da Baixada e também do Estado. “É uma parceria inovadora que terá repercussão em outros municípios”, disse, acrescentando que a união do poder público e da academia vai ajudar a gerar projetos que vão fortalecer as ações culturais no município.

O músico Wallace Barreto, que participou do edital Poeta Sábado e Mestre Irani, aprova com louvor o novo espaço. “No primeiro edital não tinha noção de nada. Agora pessoas que como eu eram cruas, terão uma base de apoio. Parabéns a secretaria por criar esse espaço”, comemorou.