Artesãos de Japeri se cadastram em Programa de Artesanato

Com cadastro eles obtém a carteira nacional do artesão que proporciona descontos em produtos, cursos e feiras de artesanato

Artesãos de Japeri participaram, na manhã desta quarta-feira (11), do cadastramento e recadastramento da Carteira Nacional do Artesão, por meio do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação do Subsecretário de Turismo, Gerciano de Lima, que falou da importância do documento que garante participações em feiras em todo o Brasil e descontos em lojas do ramo.

O Subsecretário lembrou a importância destes profissionais para o setor do turismo, uma vez que levam sua arte e o nome da sua cidade por onde passar. “Acho que o artesão deve observar os pontos turísticos da sua região e usar como inspiração”, disse Gerciano, ao lado do secretário de Esporte, Marcelo Roberto, mais conhecido como Marcelo Capoeira. Quem também prestigiou o evento foi o vereador José Carlos, o JC.

O cadastro foi realizado na Academia da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, que já emitiu mais de 100 carteiras. Para obter o benefício é preciso ter cadastro no portal do Governo Federal e não pode ser aposentado por invalidez ou ser beneficiário do LOAS ou BPC.

Quem não compareceu pode acessar o site www.programadeartesanato.rj.gov.br e seguir o passo a passo.  É necessário preencher os dados pessoais e ainda fazer um vídeo realizando o trabalho entre outras coisas.

Descontos

Crocheteira desde os 9 anos de idade, Antônia de Lima Araújo, 42 anos, aproveitou a presença da equipe do Programa de Artesanato para se recadastrar. “Eu acho ótimo este cartão. Com ele nós conseguimos bons descontos para comprar os produtos, como linha de crochê. Vale a pena se cadastrar”, disse.

Quem também aproveitou a ação foi a artesã Regina Maria Silva, de 67 anos. Ela trabalha com materiais recicláveis. “Meu negócio é transformar o que para muitos não tem valor. Faço porta jóias e porta trecos com cones”, contou.