Defesa Civil oferece aulas de prevenção a desastres para alunos da rede pública

Iniciativa vai ensinar aos estudantes ações que ajudam a minimizar o impacto no município em períodos de chuvas

Com o objetivo de formar multiplicadores de boas práticas sociais e atuar em situações de emergências, a Prefeitura de Japeri, por meio das secretarias municipais de Defesa Civil e Educação, iniciará o projeto ‘Defesa Civil nas Escolas’. A iniciativa tem como objetivo ensinar às crianças e adolescentes técnicas e conhecimentos teóricos que visam evitar desastres naturais. O início das atividades acontecerá na próxima quarta-feira (18) na Escola Municipal Tânia Mara da Silva Carnaval Basílio, no bairro Santa Amélia, a partir das 14h.

Durante as atividades, os alunos vão aprender o conceito de defesa civil e de quando acioná-la, além das ações diárias que ajudam a minimizar o impacto em períodos de chuvas, como evitar jogar lixo em rios e bueiros. Nesta primeira etapa, o projeto terá 30 dias de duração, acontecendo uma vez por semana por escola.

No dia 23 de maio, o projeto realizará um encontro na Escola Municipal XXIII, no Centro de Japeri. Já no dia 25 de maio será a vez da Escola Municipal Tânia Mara da Silva Carnaval Basílio receber as aulas.

O Secretário de Defesa Civil, Jorge Henrique de Barros, falou da necessidade de abordar os assuntos nas comunidades e escolas. “Vamos trabalhar conteúdos com uma pegada mais educativa junto às crianças e adolescentes. Nosso objetivo é trabalhar, principalmente, a prevenção. E enquanto poder público precisamos ensinar à população que o perigo é constante e precisamos estar preparados para não sermos pegos de surpresa”, disse.

A secretária municipal de Educação, Caroline Ontiveros, disse que é a primeira vez que Japeri realiza esse projeto. “É importante trabalhar com políticas públicas de prevenção em nossas escolas. Esse é um avanço muito significativo, não só para a nossa cidade, mas para nossos alunos, que só têm a ganhar com mais conhecimento”, disse.