Documentário que mostra como é viver de arte em Japeri será lançado neste sábado (14)

O lançamento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura que tem investido no crescimento do setor

Neste sábado (14), será lançado no Espaço Cultural Código, o documentário “Onde Nasce a Arte em Japeri”. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Japeri, que promoveu editais para os agentes culturais por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

O documentário conta com os depoimentos de artesãos e artistas, que falam da gratidão que sentem ao produzir um trabalho que faz bem tanto para eles quanto para outras pessoas. Os relatos das glórias e dificuldades destes agentes culturais podem ser conferidos a partir das 18h. O evento é gratuito e acontece no Espaço Cultural Código que está situado à Rua Davi, 397, Nova Belém – Japeri.

Em seu segundo filme, o autor do projeto Patrick Lima conta que investigou como é viver de arte no município. “Mais do que saber qual cultura nasce e é cultivada em Japeri, o filme busca entender de onde vem sua força, o desejo intenso de cultivar em terras quase sempre áridas”, contou.

O autor busca mostrar em seu filme média-metragem o íntimo de cada personagem para conhecer o que elas acreditam ser a vida e como a arte influencia suas existências.

De acordo com o secretário de Cultura, Jorge Braga Jr., este documentário está inserido entre os 37 projetos culturais contemplados no Edital Mestre Irani. “Nós garantimos que os agentes culturais pudessem se inscrever e participar dos editais. Agora criamos a Estação Cultura, que é um espaço voltado para quem trabalha neste setor, para fortalecer ainda mais esse apoio”, disse o gestor.