Maio Laranja: Prefeitura de Japeri promove ação de combate ao abuso sexual infantil

Iniciativa aconteceu em diferentes unidades de saúde do município e contou com roda de conversa, conscientização e orientação

Maio é o mês nacional de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. E para abordar o tema, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (18) uma roda de conversa com a população nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Alecrim, Santa Amélia e Vila Central, que contou com palestras, conscientização, além de orientação sobre a conduta correta para inibir os abusos.

Segundo levantamento realizado pelo Unicef, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP),  a cada hora cinco crianças são vítimas de abuso sexual no Brasil. Em Japeri, pelo menos 30% de crianças e adolescentes entre 5 a 14 anos já sofreram algum tipo de violência sexual, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A psicóloga Silvana Amaro fala da importância de observar o comportamento dos pequenos e de não ter medo de denunciar quem realiza esse tipo de ação.

“Muitas vezes o abusador pode estar dentro de casa. E é muito importante ficar atento aos mínimos detalhes no comportamento das crianças e acreditar quando elas relatarem. Não se pode ter medo de denunciar abuso sexual infantil, pois eles causam danos nas vítimas por toda a vida”, disse.

O abuso sexual é uma violência que acontece quando alguém pratica ato libidinoso contra a criança. A exploração sexual ocorre quando a criança é oferecida para alguém que pagará pelos atos criminosos. E para denunciar basta discar 100.

Ação de conscientização

No dia de 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A escolha da data é uma lembrança do caso Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, que foi sequestrada e estuprada em Espírito Santo, em 1973. Desde então o dia é um símbolo de luta contra a exploração e violência sexual infantil.