Escola Municipal Tânia Mara é a primeira a participar do programa de prevenção a acidentes naturais promovido pela Defesa Civil

As gêmeas Paloma e Paola Soares Guimarães aprenderam bem o conteúdo. “Achei legal fazer uma bandana de papelão. Aprendemos direitinho onde colocar o lixo”, contou Paloma que juntamente com a irmã completou sete anos.

A iniciativa orienta os estudantes a se comportarem em casos de acidentes naturais não jogar lixo nas ruas

Dezenas de estudantes da Escola Municipal Tânia Mara da Silva Carnaval Basílio participaram, nesta quarta-feira (18), do lançamento do Programa de Prevenção a Acidentes Naturais, promovido pela Secretaria Municipal de Defesa Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O projeto, que leva a Defesa Civil às escolas, visa ao esclarecimento e prevenção de desastres com medidas simples: não jogar lixo nas ruas e rios e ainda o despertamento para o cuidado com o lugar onde moram.

A ideia, segundo o secretário Jorge Henrique Barros, é que as crianças sejam multiplicadoras das ações e entendam que a Defesa Civil não serve somente para cortar árvores. “Nossa proposta é que as crianças aprendam a se comportar em situações de emergências e saibam como procurar ajuda”, disse o secretário.

Na escola onde estudam 350 estudantes, os professores aproveitaram para trabalhar o tema da reciclagem e os três R’s, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Na turma de segundo ano da professora Joseane Pereira, as crianças aprenderam a separar os resíduos por cores. Em recipientes vermelhos (plástico), amarelos (metal) e verdes (vidro) e azul (papel).