Japeri encerra campanha de vacinação contra a febre aftosa

Mais de 1,5 mil animais foram vacinados no município

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Japeri (SEMAP) encerrou a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa – doença infecciosa aguda altamente contagiosa que causa febre e surgimento de vesículas no rebanho. A campanha realizada durante todo o mês de maio atingiu cerca de 1,5 mil animais bovinos da região. A segunda etapa está prevista para iniciar em novembro deste ano.

Dessa vez, animais com até 24 meses foram vacinados. Bovinos de todas as idades serão incluídos na próxima fase da campanha. Além de vacinar o rebanho, a orientação é que os produtores adquiram apenas animais certificados. A secretaria aplicou os imunizantes contra febre e doou vacinas aos pequenos produtores. Participaram da campanha produtores rurais do município.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca, José Maurício, foram disponibilizadas mais de mil vacinas contra a doença. “Nosso objetivo é proteger os rebanhos de Japeri. A meta de imunizar centenas de animais foi alcançada. Em novembro teremos mais uma etapa do calendário de vacinação e contamos, mais uma vez, com a colaboração de todos os pecuaristas da localidade”, disse o secretário.

Vale lembrar que a febre aftosa não foi erradicada no Estado do Rio de Janeiro e é altamente contagiosa. Os sintomas da doença são: vesículas (aftas) na região da boca e pés, salivação excessiva, dificuldade para alimentar-se, febre, inquietação e outros. Se o animal apresentar os sintomas, é dever do produtor notificar imediatamente o órgão responsável.