Programa de atenção à saúde no sistema prisional inaugurado em Japeri vai descongestionar atendimento nas unidades da cidade

PNAISP garante assistência básica aos reclusos, evitando que os mesmos tenham que se deslocar para as unidades de saúde

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou o Programa da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) nos presídios do Complexo Penitenciário de Japeri. O programa garante assistência básica aos reclusos, evitando que os mesmos tenham que se deslocar para as unidades de saúde dos bairros e Policlínica.

Foto: Júlia Cavalieri

“Com a implantação deste programa vamos descongestionar o atendimento em nossas unidades e reduzir a logística de transporte aplicada na locomoção de detentos para unidades hospitalares do município. Isso porque a equipe multiprofissional garante assistência à saúde dos detentos e eles só saem em caso de extrema necessidade – diminuindo as tentativas de fuga, custos com o transporte e segurança uma vez que a população carcerária ultrapassa a faixa de 5 mil pessoas”, disse a prefeita Fernanda Ontiveros, que prestigiou a inauguração.

O PNAISP, subsidiado pelo governo do Estado e pela União para a contratação de pessoal e compra de insumos, é uma iniciativa do Ministério da Saúde, sendo implementado por meio da Portaria Interministerial nº 1, de 2 de janeiro de 2014.

Com a implantação do programa os presídios agora contam com três equipes de profissionais nas áreas de assistência social, auxiliar administrativo, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, médico, psiquiatra, psicólogo, técnico em enfermagem e técnico em saúde bucal. Com isso, os detentos já realizam em suas próprias unidades prisionais exames de rotina, consulta médica, recebem vacinação (contra covid-19, gripe, tríplice viral e hepatite B), testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, além de participarem de campanhas de prevenção e tratamento de diversas doenças.

A secretária de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, relatou que a adesão ao programa foi um grande desafio em sua gestão. “Garantir que a população privada de liberdade tenha acesso aos cuidados básicos de saúde dentro dos presídios é positivo para eles e para toda sociedade. Esperamos que até 80% dos problemas de saúde apresentados por esta população sejam resolvidos internamente. Isso significa levar dignidade a estas pessoas”, diz.

A solenidade de inauguração do PNAISP contou com as presenças de representantes das Secretarias Estaduais de Saúde, de  Administração Penitenciária (SEAP) e diretores das unidades prisionais. Também estavam presentes a Defensoria Pública e equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Mais atenção ao bairro Belo Horizonte

A prefeita Fernanda Ontiveros aproveitou a implantação do PNAISP para lembrar dos esforços que vem empreendendo para levar melhorias ao bairro Belo Horizonte, onde está instalado o Complexo Prisional. A prefeita destacou que a promessa do governo do Estado era de transformar o bairro com realização de obras de urbanização e infraestrutura – o que nunca aconteceu.

Fernanda Ontiveros também disse que já solicitou à empresa Águas do Rio a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, uma vez que atualmente tudo é despejado na rede normal do bairro. Além disso, a prefeita anunciou que serão realizadas obras de saneamento e asfalto em diversas ruas com recursos próprios da prefeitura através do programa de obras Japeri Mais.

“ Durante a campanha, assumi o compromisso com a população do bairro Belo Horizonte de buscar as melhorias prometidas pelo o Estado e jamais cumpridas. Hoje posso afirmar que até o final de nosso mandato, com recursos da prefeitura e por meio de parcerias com o estado, faremos as intervenções que tornarão Belo Horizonte melhor para os moradores”, concluiu a prefeita.

Texto: Priscila Gomes | Foto: Júlia Cavalieri