I Conferência Municipal do Meio Ambiente de Japeri dá início às discussões do Plano Municipal do Meio Ambiente

Evento marca o encerramento da Semana do Meio Ambiente no município e conta com presença de figuras públicas, além da discussão do Plano Municipal de Meio Ambiente

O Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizaram nesta sexta-feira (10) a I Conferência Municipal do Meio Ambiente de Japeri. O evento marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente no município e contou com a participação de membros da sociedade civil, estudiosos, empresários e políticos da região para a discussão do Plano Municipal de Meio Ambiente.

Fotos: Lucas Alexandre

Com a presença da prefeita Drª Fernanda Ontiveros, integrantes e representantes da Câmara Municipal, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Defesa Civil Estadual e Municipal, Semades, Comdema, empresários do município e estudiosos da área, a festividade contou com palestras e discussão do importante Plano Municipal de Meio Ambiente – um marco para o município –, que visa colocar em ação nos próximos anos dezenas de práticas socioambientais.

Para a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, este foi apenas o primeiro passo de um trabalho árduo que ainda passará por muitas etapas. “A expectativa é que a gente trabalhe em cima das metas sugeridas. A política de Meio Ambiente precisa ser elaborada em nosso município, mas, antes disso, é preciso haver planejamento. Com a discussão inicial do Plano Municipal de Meio Ambiente nós já temos um direcionamento e poderemos alinhar as necessidades e expectativas da população, estudiosos, empresários e políticos da região”, diz.

Em sua fala, a prefeita Drª Fernanda Ontiveros agradeceu a presença de todos na solenidade e lembrou que o município nunca tinha recebido um evento deste porte. “É uma vitória para a história da cidade trazer a I Conferência do Meio Ambiente. Após 30 anos de emancipação, conseguimos finalmente realizar esse sonho de reunir pessoas de grande prestígio para se unirem a nós na luta em proteção ao Meio Ambiente. É muito importante debater sobre o assunto porque sem debate não chegaremos em lugar algum e não conseguiríamos traçar metas tão importantes para o desenvolvimento do município pensando na política da sustentabilidade e educação ambiental”, conta.

Na parte da manhã, o evento contou com palestras de Hélio Vanderlei Coelho Filho, diretor de segurança hídrica e qualidade ambiental do INEA, que discorreu sobre a importância dos recursos hídricos para Japeri e Baixada Fluminense; e do Dr. Felipe da Costa Brasil, engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho, mestre e doutor em ciências do solo e pós doutor em engenharia agrícola e ambiental, que trouxe à mesa reflexões sobre a gestão ambiental local, seus desafios e potencialidades na gestão de resíduos sólidos dentro do município.

Grupos de discussão

Logo após as palestras, os presentes foram divididos em cinco equipes, onde os integrantes construíram sugestões de melhorias no município. Cada grupo elencou cerca de cinco propostas com o objetivo de montar estratégias que serão inseridas no Plano Municipal de Meio Ambiente. Os temas giraram em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que são: o consumo e produção responsável, água potável e saneamento, ações contra mudança global do clima, vida na terra e parcerias para implementação das ODS no município.

Emocionada pelos avanços do município na proteção do Meio Ambiente, Meire Lucy também conta que o evento é fruto da participação de diversas pessoas, empresas e equipes. “Sem a união de todos não haveria mobilização. Continuaremos trabalhando para que Japeri seja referência no desenvolvimento sustentável com práticas inovadoras, visando transformação da realidade local”, encerra. O evento aconteceu no Clube da Felicidade, no bairro Marajoara, e os desdobramentos serão divulgados nas próximas semanas.

Texto: Priscila Gomes | Fotos: Lucas Alexandre