Prefeitura de Japeri realiza campanha de conscientização no combate à violência contra idosos

Junho Violeta traz programação especial para terceira idade com atividades educativas e de saúde

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança a campanha Junho Violeta de combate à violência contra a pessoa idosa. Ao longo do mês, serão promovidas atividades de conscientização e sensibilização sobre o tema. Para abrir a série de ações, será celebrado o II Fórum do Programa Saúde da Pessoa Idosa, que irá abordar, além dos tipos de violência, os direitos do idoso e suas condições psicológicas.

O evento será realizado nesta quarta-feira (15), no Auditório da UMEP, em Engenheiro Pedreira, das 13h às 17h. Com o tema “Viver sem violência é um direito de todos”, o fórum tem por objetivo orientar a população sobre os direitos da pessoa idosa e abrir o diálogo com este público para que entendam quais são os tipos de injustiças, onde e como denunciar. A palestra será ministrada pela assistente social especializada em saúde mental e gerontologia, Silvana Alfena. Além disso, profissionais da área da saúde também participarão de uma mesa de debate mediada pela enfermeira Daniela Miranda.

A coordenadora do Programa Saúde do Idoso, Érica Helena dos Santos, é a responsável por dar as boas-vindas a turma da terceira idade e aos convidados. Para Érica, o Junho Violeta representa a manifestação da sociedade em oposição aos abusos contra as gerações mais velhas. “A campanha é de extrema importância para a conscientização de todos. Nossos idosos são afligidos por diversos tipos de violências e por vezes são encarcerados dentro de si por medo. Com atividades e palestras conseguimos mostrar que existe uma solução para os problemas”, conta.

Segundo a Secretária de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, a população idosa está crescendo e é preciso valorizar, acolher e reforçar a mensagem contra os abusos. “Garantir a qualidade de vida da terceira idade é a forma mais eficaz de contribuir para um envelhecimento saudável e ativo. Conseguiremos evitar a exposição dessas pessoas à violência quando os mesmos se tornarem conscientes de seus direitos”, destaca.

As demais atividades com palestras, ainda previstas para o mês de junho, irão acontecer nas UBS dos bairros Nova Belém, Lagoa do Sapo, Chacrinha, Guandu, Marabá, Vila Central, Delamare, Centro, São Sebastião, Alecrim, Santa Amélia e Rio D’Ouro.

A Secretaria da Saúde informa que o Disque 100 fica ativo 24h para receber denúncias de situações que colocam em risco a integridade física e emocional da pessoa idosa. Entre as violências mais comuns estão o abandono, ameaça e agressão.