Projeto Viver com Saúde iniciou nesta sexta com aprovação dos alunos

Projeto começa com grande expectativa dos alunos e colaboradores

Depois de dois anos de espera, em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19, finalmente, os idosos podem contar com um espaço exclusivo de atividades e atendimentos. Isso porque a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de

Saúde e de Esporte, Turismo e Lazer, deu início ao Projeto Viver com Saúde, que atenderá cerca de 200 alunos, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 9h, na Academia da Saúde.

Já no primeiro dia do projeto, 50 alunos participaram de uma aula inaugural de zumba, o que para o secretário de Esportes, Turismo e Lazer (Semetuler), Marcelo Capoeira demonstra o sucesso da parceria com a saúde. “Como profissional de educação física eu fico feliz de ver os idosos se movimentando. É mais exercício e menos remédio”, disse ele.

Edeir Ramos de Almeida, 61 anos, já era aluna do antigo projeto que precisou ser pausado em 2020. Ela desabafa que reviveu depois de começar a frequentar as aulas de zumba: “Sofri depressão com a perda do meu filho. Fiquei acamada durante um ano. Só melhorei após as assistências que recebi aqui e até voltei a trabalhar”, contou emocionada.

Para a Secretária de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, é extremamente importante a união das secretarias em prol de movimentos como este. Ela ressalta que a Prefeitura tem expectativa de expandir o Projeto para o bairro Chacrinha, para que possam ser atendidas mais pessoas em um espaço maior. “É importante que existam dois lugares. Um que atenda a população de Engenheiro Pedreira e outro que atenda a população de Japeri”, conclui a gestora.

A partir do mês de julho, além das aulas de zumba, pilates e ginástica, o local vai oferecer consultas de psicologia e nutrição. A Subsecretária de Atenção Básica, Simone Cruz, ressalta a importância da iniciativa: “Os idosos não estão apenas praticando esportes, mas também tratando o lado emocional também. Pois com a ajuda do psicólogo eles podem ter apoio. Logo, ficarão à vontade para conversar sobre questões familiares e pessoais. A má alimentação, que precede doenças, também é uma realidade e o nutricionista pode ajudar nesta causa”, explicou Simone.

Todos foram recebidos com carinho pelo professor de Educação Física, José Eduardo, que fez questão de citar o grande empenho da equipe em oferecer o melhor atendimento aos idosos: “Para mim é uma honra trabalhar com eles, são muito carinhosos. Um público que realmente precisa de políticas públicas. Muitos se sentem sozinhos e encontram aqui um lugar de interação social”, contou o professor.

Em virtude do COVID-19, foram distribuídas máscaras aos participantes. Vale lembrar que é necessário estar em dia com as doses das vacinas para participar das aulas. O local funciona também como polo de vacinação.

Texto: Josy de Souza

Fotos: Lucas Alexandre