Secretaria da Saúde promove Domingo da Vacinação no município

Serão distribuídos imunizantes contra Covid-19, Influenza e Tríplice viral neste domingo (3)

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vai realizar o Domingo da Vacinação contra a Covid-19, Influenza (gripe) e Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) no próximo domingo (3), das 9h às 13h. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal no município contra as doenças.

A imunização contra a gripe será destinada a toda população japeriense a partir de 6 meses de idade, sejam crianças, adultos, idosos ou grupos prioritários. Já para a vacinação contra a Covid-19, serão disponibilizadas as doses para todos os públicos, a partir de 5 anos completos, de acordo com o ciclo vacinal de cada um. Neste momento o município está realizando a aplicação da primeira e segunda dose, dose adicional (dose extra destinada a pessoas que são imunocomprometidas), dose reforço e segunda dose reforço.

Para a secretária de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, a ação atende uma demanda da população. “Intensificar a vacinação é indispensável para ampliar o acesso da população aos imunizantes, já que a maioria dos pais e responsáveis estão trabalhando e as crianças estudando durante a semana”, diz.

Além disso, a gestora informa que é essencial que todos os moradores se mobilizem, pois é a forma mais rápida para evitar casos graves das doenças. “Nós temos as vacinas e temos capacidade de aplicar esses imunizantes na população. Não deixe de comparecer a um dos pontos neste domingo. Precisamos combater essas doenças”, afirma.

Fotos: Julia Cavalieri e Igor Lima

Locais de vacinação contra a Covid-19, Influenza e Tríplice viral

O Domingo da Vacinação será promovido no Centro Municipal de Especialidades Engenheiro Pedreira (antiga UMEP) e no Centro Municipal de Especialidades Japeri (antiga Japeri Centro). Agora, para atender a população de segunda a sexta-feira, todas as unidades de saúde e centros de especialidades estarão disponíveis para a vacinação contra a gripe e sarampo, das 9h às 16h.

Já as vacinas contra a Covid-19, continuam sendo aplicadas nas seguintes unidades espalhadas pelo município: UBS Santa Amélia, Academia da Saúde de Engenheiro Pedreira, UBS Vila Central, UBS Chacrinha, UBS Delamare, Centro de Especialidades Japeri e Centro de Especialidades Engenheiro Pedreira.

Documentos necessários

É necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e comprovante das doses anteriores. Para as crianças e adolescentes é necessário a presença do responsável legal. Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização com assinatura dos tutores legais. É importante levar a carteira de vacinação, principalmente das crianças.