Do lixo ao jardim: parceira da Prefeitura de Japeri leva jardim comunitário à escola

Ação realizada na Escola Municipal Vila Conceição traz benefícios ao meio ambiente e toda comunidade

Sacolas cheias de lixo, garrafas pets, papéis jogados e alimentos podres. Esse era o retrato da calçada da Escola Municipal Vila Conceição, em Japeri. O local, que se tornou uma lixeira a céu aberto, hoje amanheceu com um jardim. A expectativa é que em poucos meses as árvores tragam mais cor e alegria ao bairro. A iniciativa da ação foi das Secretarias Municipais de Educação e do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), em parceria com a Pérola Transportes Ltda.

Para a secretária municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, as ações que envolvem a escola são uma oportunidade de fortalecer e valorizar o espaço para a comunidade. “O cultivo de um jardim na calçada da escola promove consciência socioambiental das crianças. Hoje trouxemos as mudas e plantamos, mas os pais e os alunos estarão aqui molhando as plantas, se envolvendo e dando continuidade ao processo. Foi tudo para eles”, comenta.

O gerente operacional da Pérola Transportes, Jader Bento, participou da atividade e contou que a empresa entende a importância de adotar práticas sustentáveis e de preservar o meio ambiente. “Quando fomos ao local, vimos a lixeira e decidimos colaborar porque é uma obrigação social cuidar do planeta. Nos unimos com as Secretarias e, juntos, fizemos o jardim acontecer. Esperamos que os moradores nos ajudem na conservação, no acompanhamento e cuidados”, diz.

Para combater o descarte irregular de resíduos em calçadas e esquinas, a Prefeitura de Japeri por meio da SEMADES, disponibiliza diversos locais de coleta voluntária e descarte de material reciclável como como óleo usado, pilhas, baterias e lixo eletrônico. Os materiais coletados são entregues na CooperJaperi, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do município.

A coleta seletiva está presente em seis bairros do município: Chacrinha, Centro de Japeri, Mucajá, Engenheiro Pedreira, Caramujos e Cosme e Damião. Além disso, as escolas públicas municipais também são incluídas na rota de recolhimento. De fevereiro a maio deste ano já foram arrecadadas 16,4 toneladas de resíduos reutilizáveis ou recicláveis em Japeri.